Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra
Schedule
Tue, 04 Nov, 2025 at 06:00 pm
UTC+00:00Location
Rua de Augusto Rosa, 42, 1100-059 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI
Advertisement
Guardadoras de Histórias, Guardiãs da PalavraRaquel Freire & Equipa do Projecto WOMENLIT coordenado por Margarida Rendeiro
Portugal | Doc | 2024 | 88’
Com a presença de Raquel Freire, realizadora do documentário e Margarida Rendeiro (CHAM – Centro de Humanidades / NOVA FCSH), Investigadora Responsável do projecto WOMENLIT
Sinopse: “Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra” é um documentário que dá voz a escritoras de várias gerações, dos países do Atlântico afro-luso-brasileiro, que nos falam de criação, memórias, periferias e resistências literárias e culturais. É uma roda de conversa de escritoras sobre a criação e o mundo.
Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é um festival internacional de cinema e cultura que promove a exibição de filmes realizados por mulheres portuguesas e dos países do Mediterrâneo. Fundado em 2014, é o mais antigo festival em Portugal dedicado à cinematografia feminina e o único focado na produção dos países mediterrânicos, abrangendo o Sul da Europa, o Norte de África, parte dos Balcãs e Médio Oriente. O Festival tem um cariz interventivo e de divulgação: através da sua programação dá voz e visibilidade às histórias contadas por mulheres na sua multiplicidade de temas e estilos, criando um espaço para a promoção de narrativas não estereotipadas e empoderadoras sobre as mulheres e as minorias.
A 12ª edição do Festival, cujo tema é “Semear Resistências, Cultivar Utopias”, decorre de 28 de outubro a 6 de novembro no Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa, o Museu do Aljube, a Casa do Comum, o ISCTE-IUL e o Goethe-Institut Portugal.
Advertisement
Where is it happening?
Rua de Augusto Rosa, 42, 1100-059 Lisbon, Portugal, Rua Augusto Rosa 42, 1100-059 Lisboa, Portugal, LisbonEvent Location & Nearby Stays:
Know what’s Happening Next — before everyone else does.






