DPP’25 | Espetáculo “Uma Gota de Água no Mundo” c/ Ensemble de Percussão Universidade e K2 Companhia
Schedule
Fri, 28 Feb, 2025 at 07:00 pm
UTC+00:00Location
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão | Lagoa, FA
Advertisement
𝗗𝗜𝗔𝗦 𝗗𝗔 𝗣𝗘𝗥𝗖𝗨𝗦𝗦𝗔̃𝗢 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗠𝗔̃𝗢 𝟮𝟬𝟮𝟱28 FEVEREIRO — 2 MARÇO [4ª Edição]
ESPETÁCULO #01
▪️ 𝗘𝘀𝗽𝗲𝘁𝗮́𝗰𝘂𝗹𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗙𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮𝘀 “𝗨𝗺𝗮 𝗚𝗼𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗔́𝗴𝘂𝗮 𝗻𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗼”
𝗰/ 𝗘𝗻𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲 𝗱𝗲 𝗣𝗲𝗿𝗰𝘂𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗨𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗘́𝘃𝗼𝗿𝗮 𝗲 𝗞𝟮 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗗𝗮𝗻𝗰̧𝗮
I Parte: Estreia Encomenda “La Fontana Mirabilis”, Ângela da Ponte
Sexta-feira 28 fevereiro 2025, 19:00
📍 Grande Auditório TEMPO Teatro Municipal de Portimão
60’/ >3 /Preço dos Bilhetes: 5,00 € / gratuito crianças <12
PALESTRA PÓS- ESPETÁCULO
“O que farias se tivesses apenas Uma Gota de Água no Mundo?”
c/ bailarinos e músicos em palco
“Uma Gota de Água no Mundo” é um espetáculo multidisciplinar com uma mensagem de cidadania ao público infantojuvenil, sobre a realidade e distopia de um mundo sem Água.
Em palco estarão os jovens bailarinos da K2 Companhia de Dança (Ginasiano Escola de Dança) Vasco Ramalho e o Grupo de Percussão Universidade de Évora, com obras musicais de Alex Stoppa, Owen Condon e Iannis Xenakis. Destaque para a estreia da obra de Ângela da Ponte, "La Fontana Mirabilis, encomenda do DPP | Dias da Percussão 2025. Inspirada pela beleza e mistério das fontes do renascimento e barroco italiano, esta obra explora a ideia de fluxo, surpresa e retorno.
O projeto original de criação (2019) é da K2 Companhia de Dança através de uma residência artística de criação intensiva transdisciplinar com os percussionistas da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Artística Soares dos Reis, que está ainda em aberto, tal como o desfecho desta história. A partir do conceito “Património”, o espetáculo propõe um trabalho coreográfico que abraça a ideia da memória esquecida. Uma viagem protagonizada pela última gota de água no mundo. As alterações climáticas. A seca extrema. Tudo impele esta “personagem” numa viagem pelas memórias e pelo património cristalizado. A gota de água como observador do património cultural e físico, atravessa campos, culturas, pessoas e cidades. A interpretação física destes conceitos por corpos de jovens intérpretes, ocupa o elemento essencial na criação, pela diferente perceção que estes têm sobre tradição, legado e património.
FICHA ARTÍSTICA
Criação Original:
K2 Companhia de Dança
Coreografia:
Sara Moreira & Leonor Carneiro
Grupo de Percussão da Universidade de Évora, Vasco Ramalho (Direção)
c/ David Russo, Gonçalo Flores, Tomás Santos, Diogo Martins, João Oliveira, Leonardo Simões, Ivo Sousa
Desenho de Luz e Direção Técnica
Joaquim Madaíl
"La Fontana Mirabilis (Encomenda DPP25):
Ângela Da Ponte
Argumento Original:
Nuno Preto
Direção Cenográfica:
Mafalda Mendonça
K2 Ficha Técnica:
Direção Artística:
Sara Moreira
Ensaiadora:
Inês Cerqueira
Instalações Têxteis e Esculturas Vestíveis:
Departamento De Produção Artística Têxteis da Escola Artística Soares Dos Reis Porto (EASR), Direção Cristina Manhente E Vera Santos
Marioneta:
EASR, Direção Nuno Lucena E Carla Barros
Execução Dispositivos Cénicos:
Américo Castanheira
Parceiros Criação (2019):
Manuel Campos (Direção Musical) / Daniela Tomaz (Direção Geral) / Escola Superior De Música e Artes Do Espetáculo Do Porto / Escola Artística Soares Dos Reis
𝘽𝙄𝙊𝙂𝙍𝘼𝙁𝙄𝘼𝙎
𝗞𝟮 𝗖𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗗𝗮𝗻𝗰̧𝗮
Da parceria entre a Kale Companhia de Dança e o Ginasiano Escola de Dança, nasceu em 2015 um novo projeto especialmente desenhado para os jovens bailarinos em formação na escola. A K2 é um projeto de aproximação e preparação de jovens para o trabalho pré-profissional, desenvolvendo desta forma perspetivas e competências neste caminho. Tem um funcionamento próprio, onde é especialmente fomentada e estimulada a dimensão performativa e vivência profissional da dança, através do desenvolvimento de repertório orientado para a faixa etária juvenil. A K2 integra bailarinos em formação artística especializada, entre os 12 e os 15 anos de idade, acompanhados de profissionais das artes performativas.
𝗔̂𝗻𝗴𝗲𝗹𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗼𝗻𝘁𝗲
Ângela da Ponte é compositora, docente no Conservatório de Vila Real, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (IPP) e investigadora no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. A sua obra tem sido tocada por inúmeras formações incluindo Smirnov Quartet (Basel Music Academy), Remix Ensemble Casa da Música (PT), Oregon Symphony (EUA), Vertixe Sonora (ES) e Ensemble New Babylon (DE).
O reconhecimento do seu trabalho inclui a atuação e estreias em vários festivais como, Festival Visiones Sonoras 2016 (MX), Audiokineza (PL), Kulturfabrik – 33,7 Festival (LU), Música Viva Festival 2022 (PT) e várias distinções que incluem, a representação de Portugal na 67.ª Tribuna Internacional de Compositores (RS), Prémio Ibermúsicas – Composição e Estreia de Obra 2022, obra selecionada no ISCM World Music Days 2023 em África do Sul e vencedora do 1º Concurso Internacional de Composição de Lied Alvaro García de Zúñiga.
INFO BILHETEIRA
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão
Bilheteira: Terça a Sexta: 13h00 às 18h00 | Dias de espectáculo: 13h00 às 22h00
Encerrada ao Domingo e Segunda-feira, excepto quando há espectáculos.
Contactos: (+351) 282 242 650
Bilhetes Online:
🎫 www.portimao.bol.pt
—-------------
+INFO:
[email protected]
www.dpportimao.pt
—-------------
Organização: O Corvo e a Raposa
Financiamento: República Portuguesa / Direção-Geral das Artes
Parceiros institucionais: Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor
Parceiro gastronomia: Faina
Parceiro media: Antena 2, Rádio Portimão, Barlavento
Direção artística: Daniela Tomaz e Vasco Ramalho
Direção produção: Joana Godinho
Design gráfico: Nuno Martins [studio21812]
Assessoria comunicação e redes sociais: Mayra Paolinelli
Advertisement
Where is it happening?
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, Largo 1 de Dezembro 29, 8500-538 Portimão, Portugal,Portimão, LagoaEvent Location & Nearby Stays: