DPP’25 | Concerto “Música a Sério Para Instrumentos de Brincar”, de Borealis Ensemble
Schedule
Sun, 02 Mar, 2025 at 04:00 pm
UTC+00:00Location
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão | Lagoa, FA
Advertisement
𝗗𝗜𝗔𝗦 𝗗𝗔 𝗣𝗘𝗥𝗖𝗨𝗦𝗦𝗔̃𝗢 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗠𝗔̃𝗢 𝟮𝟬𝟮𝟱28 FEVEREIRO — 2 MARÇO [4ª Edição]
ESPETÁCULO #03
▪️ 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗙𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮𝘀 “𝗠𝘂́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗮 𝗦𝗲́𝗿𝗶𝗼 𝗣𝗮𝗿𝗮 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗶𝗻𝗰𝗮𝗿”
𝗱𝗲 𝗕𝗼𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘀 𝗘𝗻𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲, 𝗰𝗼𝗺 𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗿𝗶𝗹𝗵𝗼, 𝗳𝗹𝗮𝘂𝘁𝗮𝘀; 𝗡𝘂𝗻𝗼 𝗔𝗿𝗼𝘀𝗼, 𝗽𝗲𝗿𝗰𝘂𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗲 𝗛𝗲𝗹𝗲𝗻𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗻𝗵𝗼, 𝘁𝗲𝗰𝗹𝗮𝗱𝗼𝘀
Domingo 2 março 2025, 16:00
📍 Pequeno Auditório TEMPO Teatro Municipal de Portimão
50’/ >3 / Preço dos Bilhetes: 5,00 € / gratuito crianças <12
“Música a sério para instrumentos de brincar” é um projeto que combina criação e programação em torno de uma ideia central: a utilização de objetos, instrumentos e dispositivos normalmente associados ao jogo e à brincadeira, num contexto de produção artística. O recurso a instrumentos como o piano de brincar, flautas de bisel, ou até objetos comuns, tem-se constituído como uma alternativa à criação baseada em sonoridades e instrumentos convencionais. Serão apresentadas 5 obras para instrumentos convencionais, instrumentos de brincar, objetos e dispositivos eletrónicos, criadas pelos compositores Carlos Caires (1968), Francisco Ribeiro (2001), Hugo Ribeiro (1983), Nuno Peixoto de Pinho (1980) e Sara Carvalho (1970). A interpretação é do Borealis Ensemble, constituído por António Carrilho (flautas), Helena Marinho (teclados) e Nuno Aroso (percussões e objetos).
O projeto original de criação foi financiado em 2022 pelo programa Garantir Cultura - República Portuguesa.
Ficha Artística:
Compositores: Carlos Caires (1968), Francisco Ribeiro (2001), Hugo Ribeiro (1983), Nuno Peixoto de Pinho (1980), Sara Carvalho (1970)
Borealis Ensemble: António Carrilho (flautas), Helena Marinho (teclados), Nuno Aroso (percussões)
Coprodução original (2022): Teatro Narciso Ferreira / Armazém22 / Miso Music Portugal / Universidade de Aveiro e INET-md / Dias de Música Electroacústica
𝘽𝙄𝙊𝙂𝙍𝘼𝙁𝙄𝘼𝙎
𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗿𝗶𝗹𝗵𝗼
É concertista, criador conceptual de conteúdos, professor e diretor musical, dividindo a sua atividade musical entre a flauta de bisel e a direção. Foi solista com as orquestras Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa, Orchestrutopica, Den Norsk Katedralenensemblet, Sinfonietta de Lisboa, Divino Sospiro, Os Músicos do Tejo, Orquestra Barroca de Haifa, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra Barroca de Nagoya, Orquestra de Cascais e Oeiras, Concerto Balabile, Orquestra de Câmara da Madeira, tendo sido premiado em vários concursos internacionais. É diretor musical dos ensembles La Paix du Parnasse e Syrinx: XXII, apresentando-se regularmente em importantes festivais na Europa, América e Ásia. Gravou para as etiquetas Encherialis, Numérica, Naxos, Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Amazonas, UA/MPMP, Portugaler, Diálogos, Arte France/RTP. Orienta cursos e estágios em países como Portugal, Holanda, Espanha, Alemanha, Itália, Índia, Japão e Brasil. Atualmente, é Professor Adjunto na ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas, onde leciona flauta de bisel e música de câmara.
𝗡𝘂𝗻𝗼 𝗔𝗿𝗼𝘀𝗼
É professor, músico e investigador. Tocou em estreia absoluta mais de 150 obras, gravando parte deste repertório em múltiplas edições discográficas nacionais e internacionais. Ao longo da carreira, apresentou-se em variados palcos da música contemporânea na Europa, América do Norte, América do Sul e África. Particularmente motivado para a inserção da percussão erudita em contextos artísticos multidisciplinares, desenvolve com frequência projetos com outras áreas de criação. O compromisso com a música de câmara leva Nuno Aroso a colaborar com artistas e coletivos portugueses e europeus, em múltiplos contextos, desde os mais formais até aos que se movem por caminhos do experimentalismo e da improvisação. É doutorado pela Universidade Católica Portuguesa, professor na Universidade de Aveiro e investigador do Inet-MD. Estende a sua atividade docente como convidado noutras universidades, conservatórios e festivais de música um pouco por todo o mundo.
𝗛𝗲𝗹𝗲𝗻𝗮 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗻𝗵𝗼
Tem-se apresentado nas principais salas e festivais portugueses, e também nos E.U.A., Brasil, Colômbia, Costa Rica, Singapura, Grécia, Índia, Itália, França, Irlanda, Reino Unido, Espanha, Etiópia, Suécia e Noruega. Gravou vários CDs, incluindo estreias absolutas de obras de compositores portugueses que lhe foram dedicadas. Especialista nos períodos clássico e contemporâneo, as suas apresentações focam repertório que abrange vários séculos. A sua atividade distingue-se pela versatilidade, já que tem participado em projetos com piano moderno, pianoforte e piano de brincar. Colaborou com vários artistas portugueses e estrangeiros e pertence aos grupos de música contemporânea Performa Ensemble e Borealis Ensemble. Enquanto membro destes grupos, tem elaborado, apresentado e gerido mais de 15 projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes, GEPAC e Câmara Municipal do Porto, no país e no estrangeiro. É professora associada da Universidade de Aveiro e coordenadora do polo do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança.
INFO BILHETEIRA
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão
Bilheteira: Terça a Sexta: 13h00 às 18h00 | Dias de espectáculo: 13h00 às 22h00
Encerrada ao Domingo e Segunda-feira, excepto quando há espectáculos.
Contactos: (+351) 282 242 650
Bilhetes Online:
🎫 www.portimao.bol.pt
—-------------
+INFO:
[email protected]
www.dpportimao.pt
—-------------
Organização: O Corvo e a Raposa
Financiamento: República Portuguesa / Direção-Geral das Artes
Parceiros institucionais: Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor
Parceiro gastronomia: Faina
Parceiro media: Antena 2, Rádio Portimão, Barlavento
Direção artística: Daniela Tomaz e Vasco Ramalho
Direção produção: Joana Godinho
Design gráfico: Nuno Martins [studio21812]
Assessoria comunicação e redes sociais: Mayra Paolinelli
Advertisement
Where is it happening?
TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, Largo 1 de Dezembro 29, 8500-538 Portimão, Portugal,Portimão, LagoaEvent Location & Nearby Stays: