O Catastrofista, de Lauren M. Gunderson
Schedule
Thu, 19 Mar, 2026 at 07:00 pm to Sun, 22 Mar, 2026 at 06:00 pm
UTC+00:00Location
Teatro da Cerca de São Bernardo | Coimbra, CO
"O Catastrofista", peça de Lauren M. Gunderson, a mais representada dramaturga contemporânea nos Estados Unidos da América, resultou da junção de dois fatores: a pandemia de COVID-19 e o facto de ser casada com um virologista de renome mundial, Nathan Wolfe, considerado pela revista TIME uma das 100 personalidades mais influentes no ano de 2011.
A ação da peça — estreada online em 2021, em plena pandemia — decorre no ano de 2016 e acompanha o trabalho do protagonista no seu dia a dia de estudar vírus e tentar prevenir pandemias. É uma peça íntima, que relata uma história real de amor, família e perda, mergulhando nas profundidades da exploração científica, da presciência da predição de pandemias e da realidade angustiante de enfrentar a própria mortalidade.
Como refere a autora, “fartei-me de acordar ao lado desta personagem e demorei dez anos para a escrever”. O acontecimento que espoletou essa escrita foi estar a viver num mundo encerrado pela COVID-19, uma pandemia que o marido previu. Que não será a última.
"O Catastrofista" é sobre epidemias, teatro, ciência e humanidade. É a estreia desta peça e da dramaturga num palco português e constitui ainda um bom pretexto para refletirmos sobre os comportamentos humanos quando somos colocados em situações limite.
Depois de "Amor e Informação", esta é a segunda vez que levaremos a palco uma peça anteriormente integrada na iniciativa "Ler Teatro com Ciência", composta por uma tradução colaborativa e por sessões de leitura públicas que dinamizamos a cada dois meses.
"O Catastrofista" é um inquietante monólogo, encenado por Mário Montenegro e interpretado por Ricardo Vaz Trindade, com música de Marcelo dos Reis, vídeo de Laetitia Morais, desenho de luz de Danilo Pinto e cenografia de Pedro Andrade.
Teatro da Cerca de São Bernardo | Coimbra
19 a 22 de fevereiro de 2026
19 de março de 2026 | 19h00
20 de março de 2026 | 21h30
21 de março de 2026 | 21h30
22 de março de 2026 | 16h00 *
*sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Classificação etária | M/12
Duração | 1h15
Preços | 10€ / 5€
Bilhetes online | Ticketline (https://www.ticketline.pt/pt/evento/o-catastrofista-marionet-102156)
Ficha artística e técnica
Discussão e Ideias | Carolina Costa Andrade, Danilo Pinto, Francisca Moreira, Laetitia Morais, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Ricardo Vaz Trindade
Texto | Lauren M. Gunderson
Tradução | (Projeto de Tradução Colaborativa) Adelaide Calheiros, Ana Botelho, António Calheiros, Bárbara Oliveira, Francisca Moreira, Nelson Cardoso, Nuno Geraldo, Nuno Meireles, Ricardo Jerónimo, Susana Pires
Revisão da Tradução | Nuno Geraldo, Maria Neves, Mário Montenegro, Ricardo Vaz Trindade
Encenação | Mário Montenegro
Interpretação | Ricardo Vaz Trindade
Interpretação LGP | Jéssica Ferreira
Direção Técnica e Iluminação | Danilo Pinto
Cenografia e Imagem | Pedro Andrade
Figurinos | Carolina Costa Andrade
Música e Sonoplastia | Marcelo dos Reis
Vídeo | Laetitia Morais
Penteados | Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção e Fotografia | Francisca Moreira
Produção Executiva | Carolina Costa Andrade, Silvia Carballo, Vicente Paredes
Comunicação | Carolina Costa Andrade, Ricardo Jerónimo
Vídeo Promocional | Tiago Cerveira
Registo de Vídeo | João Cunha
Coprodução
Marionet | Teatro da Cerca de São Bernardo
Apoios
República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes | Câmara Municipal de Coimbra | A Escola da Noite | Cena Lusófona | TAGV | MAFIA — Federação Cultural de Coimbra | Mãos Que Cuidam | Ilídio Design Cabeleireiros | Antena 2 | Rádio Universidade de Coimbra
Where is it happening?
Teatro da Cerca de São Bernardo, Teatro da Cerca de São Bernardo, Pátio Inquisição, 3000-097 Coimbra, Coimbra, PortugalEvent Location & Nearby Stays:




![[TEATRO | OFICINA] Vamos p\u2019r\u00e1 rua | HUGO IN\u00c1CIO](https://cdn-ip.allevents.in/s/rs:fill:500:250/g:sm/sh:100/aHR0cHM6Ly9jZG4tYXouYWxsZXZlbnRzLmluL2V2ZW50czYvYmFubmVycy9hNjBkYmRiMzBlZmY5NTJjOGI1OTU3MWEwYzc2NDE1ZDMwMDViODMwNjFkYzI0YWU3ZTA3NjcyMzMyN2ViZWM2LXJpbWctdzEwMjQtaDEyODAtZGMzMDMyMmYtZ21pcj92PTE3NzExNTI5NjI.avif)










