Netos de Bandim com Djilam Ture
Schedule
Fri, 17 Jan, 2025 at 07:30 pm
UTC+00:00Location
Rua Tenente Raul Cascais, 1A, 1250-268 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI
Advertisement
17 janeirosábado 19h30
Sala Principal
(concerto)
NETOS DE BANDIM COM DJILAM TURE
Fundado pela AMIC em 2000 na Guiné-Bissau, o grupo Netos de Bandim começou como uma associação de trabalho social no pós-guerra civil, usando a cultura como ferramenta de transformação. Desde então, tornou-se uma das principais forças de promoção e preservação da cultura guineense, realizando um trabalho notável de pesquisa entre as mais de 40 etnias que compõem a diversidade cultural do país.
Ao longo da sua trajetória, têm contado com a participação de artistas de renome da música popular guineense como Oraca, Nenê Pereira ou Djilam Ture, entre outros, enriquecendo um repertório que abrange estilos tradicionais como gumbé, djambadon, kussundé e cabaró. Estilos que têm raízes profundas em grupos étnicos como os fula, mandjako, mandinka, balanta e bijagós. O seu vasto repertório abrange estilos como o gumbé, o djambadon, o kussundé e o cabaró, provenientes de grupos étnicos como os Fula, Mandjako, Mandinka, Balanta e Pepel. As apresentações de grupo exploram temas como cerimónias de iniciação, festas de fim de lavoura e questões sociais e políticas. Para esta apresentação no TBA, o grupo preparou um programa centrado no conceito de mandjuandadi, uma tradição que promove rodas comunitárias de partilha de histórias e saberes, frequentemente lideradas por mulheres em áreas suburbanas da Guiné-Bissau. A expressão máxima do mandjuandadi é o estilo tina, caracterizado por uma estrutura de pergunta e resposta presente no canto, no ritmo e na dança. Essa interação é enriquecida pelo uso da cabaça, das palmas de madeira e pela dança (Badju di Tina).
Neste ano em que celebramos o centenário de nascimento de Amílcar Cabral, o compromisso com a união étnica e o pensamento pan-africanista continua vivo no espírito guineense, unindo expressão cultural e trabalho social.
Founded in 2000 in Guinea-Bissau, the group Netos de Bandim is one of the main forces in promoting and preserving Guinean culture, carrying out remarkable research work with a vast repertoire that includes styles such as gumbé, djambadon, kussundé, and cabaró.
For this performance at TBA, the group has prepared a program centered around the concept of mandjuandadi, a tradition involving community ceremonies and circles for sharing stories and knowledge, initiated by women in suburban centres of Guinea-Bissau.
Percussão
Ciro Pereira, Baltazar Baldé, Fonseca Cardoso Júnior, Carlos Silva, Sanassi
Dança e voz
Djilam Ture, Indira Moreira, Nene Pereira, Maria, Izaria, Anesia, Maira Dju, Livigia Monteiro, Oraca Umaro Darame, Ângela, Nalina Seidi
Coordenação
Cláudio António Romal
Fotos
Hugo Barros
12 Eur. (integrado no Passe Cultura apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Duração 60 min.
Maiores de 6
Advertisement
Where is it happening?
Rua Tenente Raul Cascais, 1A, 1250-268 Lisbon, Portugal, Rua Tenente Raul Cascais 1, 1250-268 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: