JONAS BLOCH - "DELÍRIO" ESTREIA NO RIO DE JANEIRO
Schedule
Sat, 06 Sep, 2025 at 08:00 pm to Sun, 14 Sep, 2025 at 09:00 pm
UTC-03:00Location
Teatro Vannucci | Rio De Janeiro, RJ
“DELÍRIO”, de MANOEL DE BARROS
COM JONAS BLOCH ESTRÉIA NO
TEATRO VANUCCI - RJ
“Delírio” é uma peça teatral com Jonas Bloch, a partir da obra do poeta Manoel de Barros. O artista revela, em cena, a poesia do autor de forma lúdica e imagética. Unindo poesia e teatro, o personagem nos revela os encantos da Natureza, através do universo do Pantanal e nos transporta às suas reminiscências, numa linguagem elaborada, fascinante, inovadora e cheia de humor.
Jonas Bloch: “Conhecer a poesia de Manoel de Barros é viajar numa experiência nova. Poesia sem rima, instigante, surrealista, cheia de humanidade, às vezes engraçada, sempre provocativa. Manoel de Barros reinventa palavras, muda sua função, faz com que elas delirem. Drummond o considerou “o maior poeta vivo”. Manoel ganhou o “Prêmio Jabuti” duas vezes. Procurei reunir, neste espetáculo, textos das diferentes faces de sua obra. Manoel é ao mesmo tempo sofisticado e popular. Em seus livros, tão premiados, traduzidos em vários países, nos oferece um novo olhar sobre o mundo, descortinando para nós, um universo surpreendente. É uma generosa e provocativa intervenção em nosso comportamento cotidiano, mecanizado pelos rituais da educação tradicional. Manoel de Barros nos convida a visitar o sentido mais simples e encantador da vida”.
JONAS BLOCH
Com carreira ininterrupta e respeitável, Jonas Bloch celebra seus 60 anos de arte somando atuação em 38 espetáculos, 40 filmes e em 51 produções para TV. Uma trajetória é construída com tempo, experiências e dedicação. Neste momento está lançando seu livro – Histórias dos bastidores e expondo seus desenhos, esculturas e aquarelas no Espaço Artístico Casa Torta, em Ouro Preto. Na peça “Delírio” mostra toda sua maturidade e vigor surpreendente aos 86 anos, é um lindo cenário feito pelo próprio artista que, além de Teatro, é formado em Artes Visuais.
O cenario foi inspirado nos trabalhos de Artur Bispo do Rosario. É um trabalho artesanal confeccionado por Jonas com objetos que remetem ao Pantanal de Manoel de Barros
Sua trajetória de artista plástico inclui diversas exposições no Brasil e no exterior.
Sempre pensando em novos projetos, novas criações, Jonas não para. Ele agora está escrevendo uma nova peça, um roteiro para o cinema e planejando uma nova viagem.
Seria esse talvez o seu segredo para a juventude, além do guaraná em bastão, ralado, religiosamente, todos os dias, em seu café da manhã!
Participou de novelas como “Mulheres de areia” e “A viagem”, em filmes como “Amarelo Manga” e “Cabra Cega” e em peças como “Hamlet” e “Sonho de uma noite de verão”, ambas de Shakespeare. Soma premiações diversas por seu trabalho em Teatro e Cinema.
Os ingressos para “Delírio, de Manoel de Barros - peça com Jonas Bloch” já estão à venda. O espetáculo estreia no Rio de Janeiro, dia 6 de setembro, sábado, às 20h, no Teatro Vanucci (Rua Marquês de São Vicente, 52 – Shopping da Gávea). Nesta noite, o artista receberá convidados, mas haverá cota especial de ingressos à venda para o público geral. A peça permanece em cartaz, com apresentações no sábado dia 13, às 20h e nos domingos, dia 7 e 14, às 19h30. Ingressos – entre R$50 e R$100, na bilheteria do Teatro (pagamento somente em dinheiro) e online, via Sympla:
https://bileto.sympla.com.br/event/108559?share_id=1-copiarlink
FICHA TÉCNICA
Obra Poética de MANOEL DE BARROS
Interpretação: JONAS BLOCH
Luz: BRUNO CEREZOLLI
Figurinos: CASSIO BRASIL
Trilha Sonora: ANDRÉ SCHNEIDER
Cenografia: JONAS BLOCH
Fotografias: FLÁVIA CANAVARRO
Assessoria em Comunicação Criativa: MÁRCIA FRANCISCO
Vozes: DRICA MORAES - PAULA SANTORO - HENRI PAGNONCELLI - RUBEM GABIRA - MARCIA AMARAL - SYLVIA VIANNA
Realização: ERA UMA VEZ produções artísticas e jornalísticas ltda.
DEPOIMENTOS:
“Duplo prazer. Assim é assistir Delírio, com Jonas Bloch. O prazer de ver um ator em pleno domínio de sua arte, recitando poesias numa linguagem rebuscada, inusitada, criativa, como se estivesse jogando conversa fora, enquanto nos conduz ao delírio de outro prazer, que é o mergulho no universo poético de Manoel de Barros.”
(Jair Raso, produtor e diretor de Teatro em Belo Horizonte)
“O espetáculo “Delírio” é uma celebração. O cenário parece um altar, e a música é um respiro entre as cenas. A qualidade da interpretação de Jonas Bloch é inegável. Assisti duas vezes e assistiria uma terceira vez.”
(Paulo Rogério, Escritor e Produtor cultural)
Jonas Bloch é um ator com uma bagagem invejável. Tive a sorte de assistir a um grande espetáculo protagonizado por ele. Foi em Ouro Preto, onde ele apresentou a peça “DELÍRIO “. É um trabalho magnífico sobre a obra do grande poeta Manoel de Barros. Leve, suave, delicado, lírico, as vezes cômico. Um espetáculo onde além do talento de Jonas e da beleza do texto, saímos com a alma leve e a certeza de que viver pode ser maravilhoso. Jonas, que também é artista plástico, assina também o cenário. Lindo e leve, como todo o espetáculo. Parabéns Jonas Bloch, por toda sua carreira, mas principalmente por nos dar a alegria da leveza e do prazer de viver, quem sabe, em delírios poéticos.”
(Madu Dumont, poetisa)
Anexo útil:
CURRICULUM - JONAS BLOCH
Formado em Artes Visuais e em vários cursos de Teatro, foi professor de interpretação em Universidades, é ator, diretor e autor. Jonas Bloch chega aos 60 anos de arte, trabalhando em Cinema (quarenta filmes), Teatro (trinta e oito peças), Televisão (cinquenta e umaproduções). Em seu vasto currículo, há uma enorme variedade de experiências, indo de Shakespeare a comédias de costumes, de filmes ambiciosos a novelas leves e musicais. Entre seus trabalhos de Teatro incluem-se Hamlet e Sonhos de uma noite de Verão (Shakespeare), Peer Gynt (Ibsen), Franck V" (Durrematt), a participação na Mostra Internacional de Teatro de Montevidéu com Besame Mucho, Festival de Cabo Verde, Mindelact, com ¨Hilário¨, em Portugal no Festival do Porto e de Vianna do Castelo com “ Senhor das Flores”. Atuou em filmes internacionais, como Sigilo Absoluto ( Discretion Assured ), ao lado de Michael York; Woman on top; o italiano “O Traidor” e “Butterfly, além dos nacionais como Caso Claudia" Avaeté, O homem da Capa Preta;O dia da caça; Amarelo Manga ( indicação para melhor ator ), Cabra Cega ( prêmio Fiesp, de melhor coadjuvante ), entre muitos outros. Foi homenageado no 28º. Festival de Cinema de Recife, no Guarnicê, do Maranhão, e no de Canoa Quebrada, Prêmio Nelson Rodrigues, pela ANCEC, por sua trajetória. Tem participado de novelas e mini-séries, como “Corpo Santo”, Mulheres de areia; A Viagem; Bicho do Mato”; “Novo Mundo”, “Se eu fechar os olhos agora”, entre outras, além da mini série ¨Garret¨, da RTP, Tv portuguesa.
TELEVISÃO
ATOR
2024 – Tv Globo – “Elas por elas”
2020 – Tv Globo – 2ª temporada de “Desalma”
2019 – Tv Globo – “Bom Sucesso” – novela “Desalma” – mini série
2018 – Tv Globo – “Se eu fechar os olhos agora” – Globo/Globoplay
minisérie. Fox – 3ª temporada de “#me chama de Bruna”
2017 – Tv Globo – “Novo Mundo” - novela Fox - # Me chama Bruna – 2ª
temporada
2016 – Tv Globo – “Sete Vidas Fox - # Me chama Bruna – 1ª temporada
2015/2016 – Rede Record – “Vitória”
2012 – Rede Record – “Máscaras”
2009/2010 – Rede Record – “Bela, a feia”
2007 – Rede Record – “Bicho do Mato” - novela
Rede Record – “Amor e Intrigas” - novela
2006 – Fox e Record – “Avassaladoras” episódio da série.
Record – “Bicho do Mato” - novela
2005 – SBT – “Os ricos também choram”
2004 – Tv Globo – participação – “Senhora do Destino”
2003 - SBT - "Jamais te esquecerei" - participação especial
2000 – Tv RTP - Tv portuguesa - "Garret"
1999- Tv Globo – "Mulher" / "Você Decide" – "Amélia"
/"Zorra Total"/ "Megatom"
Tv Bandeirantes - "Santo de Casa"
1988- Tv Globo – "Malhação – seriado.
Você Decide: Amor Eterno
1997 - Tv Globo - Você Decide -O Intruso - Você Decide - Culpado
Inocente
1996/97 - Tv Plus/Bandeirante e RTP - Perdidos de Amor;- novela
1996 - Tv Globo - Quem é você? - novela
1995 - Tv Globo - Irmãos Coragem- novela Você Decide - Paixão Bandida;
1994 -Tv Globo- Você Decide - Último Desejo
Tv Globo- A Viagem - novela
Tv Manchete - Incrível, Fantástico-especial
1993 -Tv Globo-Mulheres de Areia- novela
1992 -Tv Globo- Você Decide - Tabu
1989/90 - Tv Globo - Top Model- novela
1988 - Tv Manchete -Olho por olho - novela
1987 - Tv Manchete - Corpo Santo – novela
1986 - Tv Manchete - Novo Amor - novela Tv Globo - Estrela do Mar"- mini série Tv Globo - O Russo Desaparecido - mini série Tv Globo - Seguro morreu de velho - mini- série Tv Bandeirantes- Carne de Sol" especiais
1985 - Tv Manchete - Projeto; - mini-série
1984 - Tv Manchete - Santa Marta Fabril
1983 - Tv Bandeirantes- Familionária" - show
1982 - Tv Globo - Especiais: O assalto - O Homem que incendiou o Maracanã - Circo de Escavalinho
1980 - Tv Globo - Olhai os lírios do campo - novela
1979 - Tv Globo - Pai Herói - novela - David e Golias - mini-série
1977 - Tv Globo - Sem lenço e sem documento
SÃO PAULO
ATOR TV
1976 - Tv Tupi (S. Paulo) - Canção para Isabel - Ovelha Negra - novelas
1969 -Tv Record - Algemas de Ouro - novela
1958 - Tv Tupi (Rio) Camera Um - especiais.
PRÊMIOS
2016 – Homenagem do Festival de Cinema de Recife – pela carreira.
2007 - Homenagem pelo Festival de Cinema de Canoa Quebrada – pela carreira.
Indicação de melhor ator de Tv – 9º Prêmio Contigo.
2006 – Prêmio Fiesp de Cinema – Melhor Coadjuvante –“Cabra Cega”
2005 – Homenageado no 28 Festival de Cinema Guarnice, Maranhão.
2004 – Wizo Gold Award
2003 – Indicação: Melhor Coadjuvante – Prêmio Tam/Acad Brasileira de Cinema –
“Amarelo Manga”
1993 - International Export Services Qualidade Brasil
1992 - International Export Services Qualidade Brasil
1978 - SNT -Curral das Maravilhas Um dos 5 melhores do ano.
1977 - SNT - Dois Pontos Um dos 5 melhores do ano. 1975 - Governador do Estado (S.Paulo) Melhor
espetáculo- Cotaesp- "Ripió Lacraia".
1974 - Governador do Estado (S.Paulo) Melhor espetáculo - Cotaesp. "A Noite dos assassinos" - de
Jose Triana.
1973 – Indicação – Melhor Coadjuvante/Teatro – “Frank V”.
1972 - Festival Cotaesp-2o lugar- Os pequenos burgueses".
1971 - Indio de Ouro - Tv Tupi (S.P.) Melhor direção.
1963 - AMT - Melhor Ator - Sonhos de uma noite de verão
1962 - AMT - Melhor cenário - O santo e a Porca
CINEMA
ATOR
2022 - “Viva a vida! ” dir Cris Damato
– “Apaixonada” – dir Nath “Procura-se” – dir Marcelo Antunes
2021 – “Eike, tudo ou nada”
2016 – “O Rastro” – dir João Caetano Feyer
“Maresia” (participação)
“Rota de Fuga” (participação)
2015 – “O escaravelho do diabo” – dir Carlo Milani
2014 – “O outro lado do Paraíso” – dir André Ristun
“Vidas Partidas” – dir Marcos Schetman
2009 – “O casarão” – curta - de João Sarraceni
2008 – “O homem provisório” – curta – de Gibi Cardoso
2006 – “Minha vida não cabe num Opala” – de Reinaldo Pinheiro
2002 - "Cabra Cega¨ - de Toni Venturi
"Filhas do Vento" - participação
2001 – ¨Apolonio Brasil” – Hugo Carvana
"Amarelo Manga" - Claudio Assis
2000 – ¨Histórias do Olhar¨ – Isa Albuquerque
1999 – "Woman on top" – Fina Torres
"O Circo das Qualidades Humanas", Paulo Augusto Gomes
Curtas: "Texas Hotel", Claudio Assis
"Sal da Terra", vídeo José Louzeiro
1998 - "Uma aventura do Zico"- Antonio C. Fontoura
1997 - "Kenoma", Eliane Caffé.
"A Terceira Morte de Joaquim Bolivar", Flavio Candido
"O dia da caça", Alberto Graça
1996 - "Policarpo Quaresma", Paulo Thiago.
1995 - "Doces Poderes",Lucia Murat.
1994 - "Caligrama", Eliane Caffé/Média.
1993 - "Butterfly", Nino Cervi (Tv RAI- Itália)
1992 - "Discretion Assured", Odorico Mendes.
"1999", Tony Venturi/Curta.
1990 - "Sampaku", J. Joffily/Partic. Especial.
1989 - "Arabesco", Eliane Caffé/Curta.
1987 - "Com o diabo na cama" M.Tarancini.
1985 -"O homem da capa preta", Sergio Rezende.
"Tropclip", Luis Fernando Goulart.
1984 - "Avaeté", Zelito Vianna
1983 - "Quilombo", Cacá Diegues
1982 - "Doce Delírio", Manoel Iraldo Paiva.
1981 - "Paraiso Proibido", Carlos Reichenbach. "Retrato Falado", Helio Porto.
1979 - "Caso Claudia", Miguel Borges
1977 - "Inquietações de uma mulher casada" A.Salva.
1976 - "À flor da pele", F. Ramalho/Part.Especial.
"Tenda dos Milagres/Ouro Sangrento", Cesar Ladeira Filho.
1973 - "Santa Donzela", Flavio Porto.
1971 - "Marta de Tal”
TEATRO (Rio/São Paulo/Minas)
RIO
ATOR
2018 – “Pippin” – musical – de Stephen Schwarz
2015/2016/2018 – “O delírio do verbo” ( com viagens pelo Brasil )
2011 – “Turbilhão” – de Domingos Oliveira.
2005 a 2008 – “Senhor das Flores” – Portugal e Brasil. Festival do Porto ( Fitei )
e de Vianna do Castelo ( Festeixo ), além de mais 19 cidades portuguesas.
2004 – “Barrela”, de Plínio Marcos e “Senhor das Flores”, em Portugal (estréia 27/10/04)
2003 – Festival de Comédia da Maia – Porto _ Portugal – “Hilário”
2001/2002/2003 – Três Homens Baixos – de Rodrigo Murat
2000 – Hilário , de Jonas Bloch
1998 – Brasil S.A., de Antonio Ermirio de Moraes
1995 – Te buscando pelo Avesso, de Ari Chen
1994 – Terceiro Sinal, de Jonas Bloch
1992 – Odeio Hamlet, P. Rudnick, dir:J.Wilker.
1990/91 Cabaré Maravilha. Coletânea de Jonas Bloch.
1990-Não explica que complica - dir:Bibi Ferreira
1989 –Annos Loucos- dir:Marcio Augusto
1987 –Camas redondas, casais quadrados- J.Renato.
1986 – Larga do meu pé, Feideau -dir:Luiz de Lima
1984 – 1a Mostra Internacional de Teatro Montevidéu: Besame Mucho- dir:Aderbal Freire
1983 - Besame Mucho, M.Prata.
1982 - A eterna luta entre o homem e a mulher de Millor Fernandes-dir: Gianni Ratto.
1980 - Campeões do Mundo, Dias Gomes- dir: A.Mercado
1979 - Investigação na classe Dominante, J.Priestley dir: Flavio Rangel.
1978 - Curral das Maravilhas, coletânea.
1977 - Dois Pontos, coletânea, É..., Millor Fernandes.
SÃO PAULO
ATOR
1976 - Pano de Boca, F.Arap- dir:F.Arap
1975 - Os Executivos, M.Chaves-dir:Silnei Siqueira
1974 - Lulu, Wedekind- dir: Ademar Guerra.
1973 - Franck V, Durrematt- dir: F. Peixoto.
1972 - Sonhos de uma noite de verão, W. Shakespeare /
Hair – musical Jesus Cristo Superstar- musical
1971 - Peer Gynt, H. Ibsen - dir: Antunes Filho
1970 - Album de Familia, N. Rodrigues-dir:J.Barcelos. Marta de tal, G. Mello
1969 - Hamlet , W. Shakespeare-dir:Flavio Rangel
MINAS GERAIS
ATOR
1968 - Numancia, Cervantes - dir: Amir Haddad.
1967 - Oh! Oh! Oh! Minas Gerais Canto ao amanhã
1966 - O homem e seu grito, textos de Brecht /Bolota contra o bruxo
1965 - Escorial, M. Ghelderode
1963 - Esquina Perigosa, J.Priestley Sonhos de uma noite de verão, W. Shakespeare-dir: Haydee
Bittencourt
1961 - Os fuzis da Sra. Carrar, B.Brecht
1959 - O caso do vestido, C. Drummond de Andrade
RIO
1958 - Auto da compadecida, A. Suassuna.
DIRETOR
TEATRO
2011 – “Três homens baixos” – Rodrigo Murat
2000 – Hilário – Jonas Bloch
1996 - Baby Game - Margareth Elliot
1995 - Fulustreca e Paspalhão - musical infantil
1994 - Terceiro Sinal.
1990 - Cabaré Maravilha
1981 - Pequenos Burgueses, M.Gorki
1978 - Curral das Maravilhas
1977 - Dois Pontos 1975 - Ripió Lacraia, Chico de Assis.
1974 - A noite dos Assassinos, J.Triana.
Rastro Atras, J. Andrade O Círculo de Giz Caucasiano, B.Brecht ( EAD/USP)
1973 - Dança lenta no local do crime, W.Hanley
O Inspetor Geral, Gogol Um alicate no arame farpado (Escola de Artes/São Caetano)
1972 - Os pequenos burgueses, M. Gorki
1971 - Quando as máquinas param, Plinio Marcos.
MINAS
Diretor
Teatro
1968 - Em parceria com Jota Dangelo: Oh!Oh!Oh! Minas Gerais /Canto ao amanhã /O Homem e seu
grito, B.Brecht /Bolota e o segrêdo do tesouro verde
1965 - Halewin, M. Ghelderode.
1964 - Os fuzis da Sra Carrar, B. Brecht.
1963 - O Namorador, M. Pena.
1962 - Pinóquio, A. Casona.
AUTOR
2008 – “Uma história impagável”
1999 – Hilário
1994 – Tradução: “Só mais uma vez...) de Patrick Cupo.
1995- Fulustreca e Paspalhão - musical infantil
1993- Terceiro Sinal.
1990 - Cabaré Maravilha/show
1979 - Dois Pontos/ coletânea
1978 - Curral das Maravilhas/coletânea
1973 - Um alicate no arame farpado.
1968 - Em parceria com Jota Dangelo: Oh! Oh! Oh! Minas Gerais- (publicada em livro) Canto ao
amanhã (1967) O homem e seu grito (1966)
1965 - Bolota contra o Bruxo - musical infantil - Bolota e o segrêdo do tesouro verde
PROFESSOR
2004/5 – Workshop em Lisboa, Portugal – VOC produções.
2002 - Workshop - Festival de Inverno de Mariana - UniBh - em Lavras Novas/MG
2000 – Workshop – FAFI – Vitória –
Sesc - Campos
1999 – Workshop – Colégio Arnaldo – Belo Horizonte
1997 - Workshop - Instituto Hebraico - São Paulo.
1995 - Workshop Sec. Cultura de Itabira.
1994 - Workshop em Fortaleza/Sec.Est.Cultura e em Belo Horizonte. 1975 - Universidade de S.
Paulo/ECA
1974 – Universidade de S. Paulo/EAD 8. Festival de Inverno de Ouro Preto
1973 - 7o Festival de Inverno de Ouro Preto Fundação de Artes de S. Caetano
1972 - Escola Ruth Rachou - S.Paulo
LIVROS
- 2022 – “História de Bastidores” - livro
- “ Oh!Oh!Oh! Minas Gerais”, com Jota Dangelo – Ed Itatiaia e Editora
- “Jonas Bloch, o ofício de uma paixão”, de Nilu Lebert – Imprensa oficial S. Paulo.
ARTES PLÁSTICAS
Exposição Santa Teresa - RJ
Exposição na Casa de Cultura Estácio – Barra - RJ
Exposição Teatro da Cidade – Belo Horizonte - MG
Exposição na Documenta Rio de Janeiro
Exposição da Casa da Guia – Lisboa/Cascais Portugal
Exposição Niterói - RJ
2022 – Exposição “Provocações”, na Casa Alphonsus Pena – Ouro Preto - MG
2023 – Exposição “Devaneio”, no Museu Casa dos Contos – Ouro Preto – MG
- Exposição na Galeria Arte4 – Buzios - RJ
- Exposição “Devaneio na - Sabará – MG
- Exposição – “Devaneios” Lucille – Lavras Novas
- Exposição “Oníricos” - Ouro Preto – Casa Torta
ASSESSORIA EM COMUNICAÇÃO CRIATIVA E RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA:
MÁRCIA FRANCISCO
Where is it happening?
Teatro Vannucci, R. Marquês de São Vicente, 52,Rio de Janeiro,RJ,BrazilEvent Location & Nearby Stays: