concerto “NEGRITUDE – Música para Guitarra Clássica das Áfricas e das Antilhas” João Durão Machado
Schedule
Sat, 25 Jan, 2025 at 05:00 pm
UTC+00:00Location
Rua Miraflor, 155, 4300-334 Porto, Portugal | Porto, PO
Advertisement
No sábado, 25 de janeiro, pelas 17h, irá decorrer no MIRA Galerias | MIRA FORUM o concerto “NEGRITUDE – Música para Guitarra Clássica das Áfricas e das Antilhas” por João Durão Machado´NEGRITUDE – Música para Guitarra Clássica das Áfricas e das Antilhas. João Durão Machado
Nasci em 1974, já depois da Revolução de Abril. Quando era pequeno, fui ouvindo muitos relatos de compatriotas que tinham deixado as colónias logo após as independências, vindo viver para Portugal. A essas pessoas chamava-se, na altura, retornados e contavam muitas histórias sobre a sua vida em África, com um misto da saudade e da tristeza de quem tinha deixado para trás o Paraíso. Falavam da simpatia do africano, dos animais, do contacto estreito com a natureza, da sua animada vida social, da beleza sumptuosa das paisagens e da riqueza daquelas terras. Os meus ouvidos despertos e curiosos de criança absorviam não só o que era relatado mas também a forma encantatória e deslumbrada como tudo era descrito e, assim, a minha imaginação começou a cultivar um fascínio e um interesse pelo continente negro que até hoje me acompanham.
Numa das minhas muitas pesquisas e leituras acerca da história e das culturas do continente, cheguei ao conhecimento da Négritude, um movimento literário francófono que, no devir do tempo, também chegou a assumir-se como breve projecto político e cultural.
Liderado por figuras como o poeta martinicano Aimé Césaire e o escritor e político senegalês Léopold Sédar Senghor, a Négritude procurava valorizar e exaltar os valores culturais das populações negras que tinham sofrido com o colonialismo francês, tanto em África como nas Antilhas.
Parecendo-me o conceito tão justo quanto pertinente, ocorreu-me a ideia de o estender da literatura para a minha forma de expressão, a música para guitarra clássica, e da francofonia para uma geografia mais extensa e diversificada. Uma das condicionantes que este projecto encerra é o facto de a cultura da África Negra ser baseada sobretudo na oralidade, o que dificultou a procura de partituras com as quais o reportório pudesse constituir-se. Juntando composições originais, transcrições e mesmo um conjunto de pequenas peças por mim compostas propositadamente para integrar este programa, tomou forma o recital que agora apresento e partilho. Aos ouvintes, lanço o desafio de tentarem discernir se existe de facto um sentir negro, uma forma própria de criar e de viver a música que confira alguma unidade a todas estas peças.
(João Durão Machado)
NOTA BIOGRÁFICA
João Durão Machado (1974) nasceu no Porto e começou a estudar guitarra na sua cidade natal com Cristina Bacelar, Artur Caldeira e José Pina. Em 1996, obteve um segundo prémio ex-aequo no Concurso Interno de Interpretação do Conservatório de Música do Porto. Na edição de 1999 do Concurso Legato de Guitarra Clássica, obteve novo segundo prémio. Em 2005, licenciou-se pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de Josef Zsapka e Paulo Vaz de Carvalho, tendo sido distinguido com uma bolsa de mérito em 2002. Durante os seus estudos, frequentou também masterclasses com Leo Brouwer, José Pina e Ken Murray. Como solista, estreou Halmahera (para guitarra e electrónica) de Ana Moura em 2001, e Duas Canções Populares Transmontanas de Fernando C. Lapa em 2005. Em 2007, estreou em Portugal Retrats Catalans de Leo Brouwer com a Orquestra Clássica do Centro (Coimbra).
Também tocou em vários concertos como músico de câmara com o trio de guitarras
Trissonância, e recentemente em duo com a violinista Malgorzata Markowska, tendo escrito diversas transcrições para ambas as formações. Como académico, João Durão Machado tem grande interesse em criar materiais pedagógicos inovadores. Após a prestação de provas práticas em 2013, passou a exercer as funções de professor de guitarra no Conservatório de Música do Porto, na qualidade de quadro de nomeação definitiva.
PROGRAMA
1ª Parte – Lá Longe
Frantz Casséus (Haiti, 1915-1993) – Haitian Suite
I. Petro
II. Yanvalloux
III. Mascaron
IV. Coumbite
Héctor Angulo (Cuba, 1932-2018) – Cantos Yoruba de Cuba
I. Asokere I
II. Suayo
III. Iyá Mí Ilé
IV. Borotití
V. Asokere II
VI. Iyá Mo Dupé
VII. Yeye Bi Obi Tosuo
VIII. E Iekua
IX. Asokere III
2ª Parte – Do Lado de Cá do Mar
Toumani Diabaté (Mali, 1965) – Jarabi
Airton Fortes (Cabo Verde, 1977) – Fantasia Criola
I. Maré Tardio
II. Kel d’Meio
III. Morna Verde
IV. Rob (Cauda em Criolo)
João Durão Machado (Portugal, 1974) – Cantos da Lunda
I. Txicué-Cué
II. Sacaua
III. Murileno
IV. Calumbo
V. Muafeio
Taiwo Adegoke (Nigéria, 1992) – Two Nigerian Folk Songs
I. Akwukwo Na To Uto
II. Orin Ibeji
Advertisement
Where is it happening?
Rua Miraflor, 155, 4300-334 Porto, Portugal, Rua de Miraflor 135, 4300-334 Porto, Portugal,Porto, PortugalEvent Location & Nearby Stays: