BIOBLITZ 2026
Schedule
Mon, 25 May, 2026 at 10:00 am
UTC+01:00Location
Rua D. João Castro 210, 4150-417 Porto, Portugal | Porto, PO
Advertisement
BIOBLITZ 2026Descobre a Natureza do Parque de Serralves
Parque
20 - 26 ABR 2025
ACESSO GRATUITO
20 - 24 ABR - Escolas*
25 - 26 ABR - Público geral
https://www.serralves.pt/atividades-serralves/bioblitz-2026/
*A participação das escolas está sujeita a inscrição. Brevemente disponível.
A Fundação de Serralves promove a 12.ª edição do BioBlitz Serralves, o maior evento de sensibilização para a proteção da biodiversidade realizado em Portugal.
Dirigido à comunidade educativa, às famílias e ao público em geral, o BioBlitz afirma-se como uma iniciativa científica e pedagógica de referência no domínio da ciência, da educação ambiental, da biodiversidade e da sustentabilidade.
Ao longo de uma semana, na primavera, este evento convida à descoberta da fauna e da flora no Parque de Serralves, através de metodologias exploratórias que cruzam ciência, arte e cultura. Assente numa narrativa contemporânea, integra a Agenda da Sustentabilidade e inspira-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 “Proteger a Vida Terrestre”, promovendo uma consciencialização ativa para a importância da preservação dos ecossistemas.
Em 2026, o BioBlitz realiza-se em formato presencial para a comunidade educativa entre 20 e 24 de abril, abrindo às famílias e ao público em geral nos dias 25 e 26 de abril, numa oportunidade única para conhecer e valorizar a biodiversidade através de uma programação diversificada e participativa.
Nesta 12.ª edição, destaca-se uma programação especial dedicada ao solo, elemento central para o futuro do planeta. Cruzando ciência, arte e participação cidadã, serão abordadas temáticas como a biodiversidade do solo, a erosão, a conservação, as práticas agrícolas sustentáveis e o papel vital deste recurso na saúde dos ecossistemas.Em consonância com o contexto europeu de 2026, marcado pela implementação da Lei de Monitorização e Resiliência do Solo da União Europeia e pelo reforço da investigação no âmbito da Missão “A Soil Deal for Europe”, o evento integra o Festival do Solo, iniciativa europeia promovida no âmbito do Projeto Soilscape. Neste contexto, convidam-se comunidades, artistas, cientistas e cidadãos a refletir e agir em torno da relação entre sociedade e solo, reforçando a dimensão internacional do BioBlitz e ampliando o diálogo entre ciência, arte e cidadania.
Mais do que um evento, o BioBlitz Serralves é um convite à participação de todos na construção de um futuro mais sustentável.
A Ascendi é Mecenas do Parque.
A Sonae é Mecenas do Serviço Educativo.
Advertisement
Where is it happening?
Rua D. João Castro 210, 4150-417 Porto, Portugal, Rua de Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto, Portugal, PortoEvent Location & Nearby Stays:
Know what’s Happening Next — before everyone else does.











