Beatriz Costa | Nina Vanhoenacker | Lombo [imagens em movimento]
Schedule
Sat Apr 19 2025 at 06:00 pm to 09:00 pm
UTC+01:00Location
Escola do Largo | Lisbon, LI
Advertisement
Segunda sessão dos Concertos do Chão. Uma deriva no que costumam ser os concertos organizados pela Nariz Entupido. Territórios não tão distantes assim e que sempre nos fascinaram pela curiosidade que nos suscistam. Instrumentos clássicos que adquirem uma nova abordagem a partir de uma pesquisa pessoal de cada um dos seus interpretes. No fundo, as questões prementes e que quase assumimos como as questões de sempre, aproximando-nos, a música, de uma intrepretação mais existencial. A acompanhar o som, as imagens em movimento de Lombo.BEATRIZ COSTA | Violinista portuguesa residente em Lisboa. Graduada e mestre [cum laude] em Performance Musical pelo Conservatório Real de Bruxelas – Bélgica, graduada em violino pela Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal, tendo terminado o curso secundário de violino no Conservatório Nacional, em Lisboa.
Participou em workshops dedicados às práticas musicais contemporâneas com grupos como Ensemble Modern [Alemanha], Ensemble Fractales [Bélgica], Ensemble Horizonte [Alemanha] e Remix Ensemble [Portugal].
Tem tocado em países como Portugal, Espanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Mónaco, Suécia, Brasil, Cabo Verde, e.o.
Colabora com diversos ensembles dedicados às práticas musicais contemporâneas como o Remix Ensemble, Barcelona Moder Ensemble, Lisbon Ensemble 20/21, Concrète [Lab] Ensemble, e.o., sendo, desde 2020, violinista do Ensemble DME.
Para além da sua atividade artística, interessa-se pelo desenvolvimento de projetos artísticos, comunitários e pedagógicos, trabalho que desenvolve como produtora do Projecto DME e do Lisboa Incomum.
bolsadasartes.pt/jovens-criadores/beatriz-costa | mbeatrizcosta96.wixsite.com/violin
NINA VANHOENACKER | Violoncelista belga especializada em música clássica contemporânea e música experimental, tanto acústica quanto eletroacústica. Tocou em vários festivais e salas de concerto na Europa, EUA e Canadá, como Ruiskamer [BE], Banff Centre for Arts & Creativity [CA], Next Fest of Emerging Artists [EUA], MA Festival Brugge [BE], Klangspuren Festival [AT], Internationale Ferienkurse für Neue Musik Darmstadt [DE], entre outros.
Compôs e tocou a música para o filme de animação River [2020] do artista visual Mike Nixon e trabalha, frequentemente, com com dançarinos e performers. Após uma residência de um mês no Museu de Arte de Akureyri, na Islândia, Nina estreou o seu projeto solo, ‘Urban Refuge’, no Reiefestival Bruges [BE] em 2023, apresentando uma peça cocriada com o compositor mongol Anqi Liu.
Em 2024, Nina foi selecionada pela estação de rádio nacional da Bélgica, ‘Klara’, como uma das ‘De Twintigers’, um grupo de 10 jovens músicos promissores. Isso lhe deu a oportunidade de gravar e transmitir um concerto ao vivo no lendário Studio Toots em Bruxelas.
Além de ser uma artista a solo, Nina é membro do Extended Music Collective, um conjunto de música de câmara dedicado à música nova e clássica, e vencedor do primeiro prémio no ‘Concurso Internacional de interpretação de música contemporânea Fondazione Flavio Vespasiano’ em Roma em 2023. Este jovem conjunto apresentou-se em vários locais na Europa e América do Norte, foi conduzido pelo renomado Kronos Quartet e Ensemble Modern e estreou peças de compositores como Leilehua Lanzilotti, Jason Eckardt, Alireza Farhang, et al.
Nina também é membro fundadora da Inland Ocean, uma cooperativa criativa de dançarinos, músicos e compositores da Europa, Canadá e EUA. Nina Vanhoenacker estudou nos Conservatórios Reais de Antuérpia e Ghent, onde também obteve um diploma de pós-graduação em ‘solista de música clássica’.
ninavanhoenacker.be | soundcloud.com/user-611708076-390683263 | instagram.com/nina.cello
Lombo [imagens em movimento] | Tensão entre o analógico e o digital, onde as fronteiras reais e virtuais se tornam líquidas e maleáveis. Trabalha com sistemas de vigilância em tempo real, utilizando câmaras de multi-canal, câmaras de cassetes e outros objetos eletrónicos descartados, que testemunham o erro e a imperfeição como elementos estéticos. Através do confronto entre imagens distorcidas e da manipulação de sistemas que são simultaneamente obsoletos e de vanguarda, investiga os limites de categorias como live-cinema, videoarte, video-performance e vjing. Busca, assim, não apenas a construção de experiências imersivas, mas a criação de um espaço onde a desordem e a incerteza se tornam fundamentais para a experiência estética.
O seu trabalho propõe uma reflexão sobre o conflito entre a precisão da máquina e o erro humano, desafiando a noção de perfeição que predomina no consumo contemporâneo de mídia digital. O seu processo criativo funciona como uma metáfora da desconstrução, onde o objeto visual se dissolve para revelar os mecanismos invisíveis que o sustentam.
vimeo.com/user38632696 | instagram.com/___lombo
Entrada | 07 euros no dia do concerto
Advertisement
Where is it happening?
Escola do Largo, Largo do Chiado 23, 1200-108 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays:
