Clarissa Connelly ⟡ Vitória Vermelho ⟡ ZDB
Schedule
Wed, 09 Apr, 2025 at 09:00 pm
UTC+01:00Location
Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI
Bilhetes disponíveis em: https://zedosbois.bol.pt/
Clarissa Connelly
O mundo antes de o conhecermos. A imensa era pré-registos históricos é para a escocesa, um profundo mar de curiosidades cujo rasto tem vindo a analisar e filtrar enquanto artista. Tarefa ainda e sempre em curso de busca e reconciliação entre esses tempos esquecidos - e estes tempos tão urgentes. Radicada na Dinamarca desde a sua infância, recorda o folclore celta entrelaçando-o com todo o universo ancestral nórdico. Na forma, tece canções intemporais, de semelhante qualidade feérica de Kate Bush ou Jenny Hval. Tendo estudado com Meredith Monk, não será de estranhar o hipnotismo que cria - levitando poeira em noite de lua cheia. Da complexa subtileza vocal evoca mitos e projecta visões. Retira da acústica instrumental o musgo da sua música enquanto recorre à expressão eletrónica para salientar os sinais texturais que explora numa obra em movimento.
The Voyager surgiu a meio do surrealismo pandémico, num rasgo vital e telúrico para quem com ele se cruzou. Disco celebrado, dotado de uma noção de composição pop algo insular no seu tempo. Explorando as tensões harmónicas, de carga imagética intensa, parece resgatar invariavelmente uma infinita beleza nos detalhes; o tipo de sensibilidade capaz de transformar uma simples partícula de ideia num vasto manancial de transformações. O arrojo e encanto foi reconhecido pelo Nordic Prize Music enquanto Connelly desenvolveu uma app chamada Vandrigen. Permitindo mapear localizações ancestrais remotas, bem além da informação massiva do sistema GPS, cada um desses locais foi visitado pela própria, num exercício de retrato sónico dessas paisagens. Tendo recentemente integrado no selo da Warp, World of Work toma inspiração das esferas do rock progressivo e do minimalismo, assim como da folk mais esotérica. Ao longo de doze peças surgem sinos, melodias a meia luz e a sensação de uma brisa marítima que apazigua a tormenta emocional e questionamento existencialista das letras. Um cancioneiro invulgar, atraído pelo caminho rumo ao desconhecido - e de alma aberta à matéria revelatória.
Conectando pontos similares a outras fabulosas como Astrid Sonne, ML Buch ou Julia Holter, é altura de World of Work saltar dos limites da escuta para uma experiência sensorial só possível neste formato ao vivo. Sem futurismos, e outros ismos, poderemos intuitivamente perceber que estamos a acompanhar um talento que ainda nos continuará a fascinar de modo exponencial. NA
~
Vitória Vermelho
Vitoria Vermelho, o nome artístico de Francisca Oliveira, emergiu no cenário artístico do Porto em 2023, apresentando o seu trabalho autoral.
Francisca começa a sua jornada com aulas de guitarra no Centro Comercial Stop e pos-teriormente com o Marco Nunes e mais tarde foca-se no canto na Escola de Jazz do Porto. Foi lá que desenvolveu a sua voz, o seu instrumento principal, e realizou apresentações mais sérias, como o festival Caldas Nice Jazz em 2019. Participou no The Voice Portugal 2021/2022 onde chegou a atuar na Semi-Final. Paralelamente, está a concluir o curso de Arquitetura na FAUP, no Porto.
O nome Vitória Vermelho é uma fusão do seu nome favorito e um sobrenome que foi deixado para trás pela sua avó, criando uma identidade sonante e forte. Em 2022/2023 realiza os seus primeiros concertos em Paris e no Porto, onde apresenta o seu álbum de estreia Homónimo. Este album é uma coleção de músicas que começaram como uma forma de terapia, um processo de confronto e aceitação de emoções intensas. Composto ao longo de vários anos, o album reflete a evolução ou estagnação dos pensamentos de Vitória, uma conversa/desabafo entre amigos.
Where is it happening?
Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal, Terraço ZdB, Rua da Barroca 59, 1200-047 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: