15º Encontro na Diferença & Ciclo de Conferências
Schedule
Thu, 05 Mar, 2026 at 04:30 pm to Sat, 07 Mar, 2026 at 01:00 pm
UTC+00:00Location
Auditório do Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa (Porta 7) | Leiria, LE
Advertisement
A Cercilei assinala, em 2026, 50 anos dedicados à inclusão e à promoção da autonomia de pessoas com deficiência intelectual.A instituição organiza o 15.º Encontro na Diferença subordinado ao tema “A vida sem diferenças é como o Céu sem estrelas! Nada se ilumina…”, que terá lugar nos dias 5, 6 e 7 de março de 2026, no Auditório do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Ao longo das últimas décadas, os eventos formativos da CERCILEI têm contribuído para a reflexão e atualização científica de docentes, técnicos, profissionais de saúde, educadores e comunidade em geral, nas áreas da educação, saúde, cidadania, inclusão e intervenção social. O Encontro e o Ciclo de Conferências está acreditado para docentes, correspondendo a 23 horas de formação certificada.
Três dias dedicados à diferença, aprendizagem e inclusão
5 de março – “A vida com diferenças…”
A sessão de abertura será dedicada ao trabalho desenvolvido pela CERCILEI e destacará a construção do novo Lar Residencial, um projeto estruturante para o futuro, autonomia e independência dos jovens apoiados pela instituição. Serão explorados temas como inovação social, capacitação e intervenção, empreendedorismo social e o papel fundamental de quem cuida.
6 de março – “O céu com estrelas…”
O segundo dia do Encontro abordará desafios emergentes da sociedade contemporânea, incluindo cyberbullying, aprendizagens na era digital, diferenciação pedagógica, pilares da educação, saúde mental dos profissionais, autocuidado, resiliência, empatia, prescrição social, violência filial e fragilidade social.
7 de março – “Tudo se ilumina…”
O último dia dará enfoque ao bem-estar e à saúde mental, com temas como humor no trabalho, equilíbrio emocional, otimismo, felicidade, superação, vida plena e impactos da ausência de saúde mental na sociedade.
O Encontro conta, como habitualmente, com a participação de especialistas de diversas áreas, garantindo um espaço plural de debate, aprendizagem e reflexão, com impacto direto na comunidade.
Ciclo de Conferências “Porta Aberta…”
Integrado no Encontro, regressa o ciclo de conferências “Porta Aberta…”, promovido pela CERCILEI em parceria com o Centro de Formação Leirimar. A iniciativa pretende aproximar instituições, profissionais e sociedade, promovendo o respeito pela diversidade e a inclusão social. Estas sessões constituem um espaço de diálogo e partilha, aberto a docentes, educadores, técnicos, instituições e comunidade em geral.
A primeira conferência realiza-se no dia 5 de fevereiro, pelas 17h30, no auditório da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, subordinada ao tema Porta Aberta… à (In)dependência . A segunda está prevista para o dia 19 de fevereiro, pelas 17h30, no auditório José Matoso, subordinado ao tema porta Aberta… à Saúde Mental.
Garanta o seu Lugar, inscreva-se!
Advertisement
Where is it happening?
Auditório do Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa (Porta 7), Estádio Dr. Magalhães Pessoa, 2400 Leiria, Portugal, LeiriaEvent Location & Nearby Stays:
Know what’s Happening Next — before everyone else does.


