TIRADENTES CULTURAL - SAMBA

Schedule

Sat Dec 03 2022 at 01:00 pm to 09:00 pm

Location

Tiradentes Cultural | Rio De Janeiro, RJ

Advertisement
Mais importante que a nossa volta, é a nossa permanência
Voltamos, no dia 22 de outubro, que não foi o primeiro sábado do mês. Agora, permaneceremos todo o primeiro sábado do mês, de março a dezembro, como era de costume.
Nessa edição, comemoramos o dia do samba, que tem a sua data um dia antes. O dia 2 de dezembro é o dia nacional do SAMBA, e nada mais justo que comemorar esta data com uma programação voltada para este gênero de música, tão querido em nossa cidade.
A TIRADENTES CULTURAL contará com o apoio institucional dos órgãos municipais a seguir: Subprefeitura do Centro, Secretaria Municipal de Urbanismo e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Conta, ainda, com a parceria do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que mais uma vez participa conosco do evento. No Espaço CRAB - Acervo de Portas Abertas, estarão expostas 4 peças de seu acervo permanente relacionadas a temática do samba: duas obras da série Favelas, do artesão Raimundo Batista (Alagoas); a obra Carnaval, do artesão Adalton Lopes (Niterói – RJ), e o Zé Pilintra, do artesão Ismael de Dedé (Alagoas). Já o CRAB Educativo oferecerá ao público infantil uma oficina de presentes de Natal, a partir das 15h. A Midiateca do CRAB também estará presente na Tiradentes Cultural com algumas publicações sobre artesanato.
Se DEZEMBRO começa homenageando o SAMBA, no finalzinho do mês temos o NATAL. Parece uma combinação estranha, mas não é tanto assim. Tudo é celebração. Basta lembrar do Natal da Portela, também conhecido como Seu Natal, que já podemos fazer uma relação. Talvez o seu nome tenha a ver com a festa de dezembro, ou não, mas isso pouco importa.
Se homenageamos o SAMBA um dia depois da sua data, antecipamos os preparativos e ideias para a festa natalina. Aproveitem para comprar com nossos expositores lembranças para ofertar no final do ano e até mesmo decorar a casa com pinheiros da Kokekanto, por exemplo, ou encomendar a ceia, ou parte dela, com os nossos expositores gastronômicos.
A TIRADENTES CULTURAL dá Samba... e, porque não dizer, também, NATAL!
Integrando uma das ações do Centro Unido, a Tiradentes Cultural tem por objetivo retomar as atividades do Centro do Rio de Janeiro, trazendo festa e alegria para a Praça Tiradentes. O objetivo é devolver ao local o status de ponto pulsante do Rio de Janeiro. A Tiradentes Cultural foi criada em maio 2015 e, desde então, já realizou 48 edições, uma vez por mês (exceto janeiro e fevereiro). Assim como o Centro Unido, a feira foi criada para revitalizar o Centro da cidade.
Nos vemos lá!

PROGRAMAÇÃO
Falta muito pouco para a nossa programação ficar completa, mas o que temos confirmado já dá para sentir que o SAMBA tem seu lugar na PRAÇA TIRADENTES.
Muita coisa boa por aí!
15h - OFICINA DE SAMBA NO PÉ
Pode chegar... no meio da praça vamos proporcionar uma aula aberta de Oficina de Samba no Pé com o mestre BILISCO.
Você já deve tê-lo visto na Cia de Dança CCC, na Super Dança dos Famosos ou numa das várias comissões de frente do Carnaval Carioca.
Mas, desta vez, você poderá compartilhar de sua presença ao vivo com muito samba no pé.
BILISCO
Coreógrafo, professor, dançarino...
Formado em dança pela Escola e Faculdade Angel Vianna
Você deve já deve tê-lo visto na Cia de Dança CCC, na Super Dança dos Famosos e em alguma das várias Comissões de Frente no Carnaval.
15h - CRAB EDUCATIVO – Oficina de presentes de Natal
O objetivo da oficina é instigar os pequenos participantes a brincar com a ideia de presentear as pessoas queridas com um produto cheio de afeto e criatividade.
Os participantes vão explorar o imaginário do Natal, criando porta-retratos e enfeites natalinos com materiais coloridos e divertidos, aproveitando um momento recreativo e inspirador que só o fazer artesanal pode nos proporcionar.
A expectativa é que ao final os participantes consigam confeccionar pelo menos dois presentes, e se sintam livres para a criar novas lembrancinhas com a experiência da oficina.
17h – FINA BATUCADA
Mestre Riko assistia os ensaios das escolas de samba quando percebeu que as mulheres eram minoria, a bateria das Escolas de samba era uma área predominantemente masculina com poucas exceções. Surgiu então a idéia de criar uma bateria composta somente de mulheres, onde elas pudessem tocar todos os instrumentos de percussão, e não ficassem limitadas a um ou dois instrumentos. Criou assim, o grupo de percussão feminino do Mestre Riko. Em 2003, a bateria ganhou Estandarte de Ouro do Jornal O Globo. Por essa premiação, foi convidada pelo prefeito do Rio de Janeiro César Maia para abrir o desfile das escolas de samba campeães do carnaval carioca daquele ano.
"Lugar de mulher é onde ela quiser... Inclusive aqui, na nossa bateria!
A história da Fina é feita de mulheres fortes, com histórias importantes e gerações que se renovam nessa força. Muito orgulho desses mais de 20 anos de trajetória, empoderando mulheres através da música e da percussão brasileira."
19h - GRUPO CERTIDÃO
O Grupo Certidão teve formação em 2012, ao longo desses 10 anos de estrada o grupo foi se entrosando e se adaptando ao mercado. Com um repertório amplo, que percorre desde os sambas de raiz de Candeia, Zeca Pagodinho e Cartola até aos sambas e pagodes mais recentes, antenados no gosto do público.
Buscando cada vez mais essa interação e relação entre quem toca e quem escuta. Animação, musicalidade e versatilidade são a cara do Grupo Certidão!
E vai estar rolando também a RIO EM QUADRINHOS
13h - 20h RIO EM QUADRINHOS
O coletivo "Rio em Quadrinhos" é formado por artistas que buscam expandir os territórios dedicados a 9ª arte na cidade. Os objetivos são buscar espaços alternativos para divulgação e venda de HQs, fortalecer o cenário carioca dos quadrinhos e quadrinistas independentes, assim como formar e consolidar o público leitor. Com grandes desafios pela frente, o Rio em Quadrinhos vai traçar linha a linha o roteiro da sua nova história.
FELIPE MANHÃES
J.V. SANTOS
FELIPE CAMPOS
BEATRICE
LEPRA PRESS
BÊFÊ
E não acabou! Nossa PROGRAMAÇÃO contará com uma parceria com o MAR (Museu de Arte do Rio), com ações do projeto OCUPA ITINERANTE 2022 que vem acontecendo pela cidade, e que você pode acompanhar pelas redes sociais do @museudeartedorio
OCUPA ITINERANTE 2022
10 às 11hs – Dança BERROALTOMESMO
BERRO é um grito das entranhas, é um dentro que vira fora e precisa ser exclamado! Uma cena que surge também a partir do encontro dos seus criadores, Tais Almeida e Pablo Carvalho, de suas relações com a arte, principalmente através da dança e da música, do cruzamento de suas referências artísticas e de vida, BERRO também é um projeto artístico que surge no encontro de dois artistas moradores de Cavalcanti na zona norte do Rio.
11 às 13 hs – Contação de histórias BIBLIOCICLETA NA PRAÇA
Contação de histórias do Bibliocicleta na Praça contém várias artes integradas, mesclando as linguagens cênica, circense e musical. As histórias são sempre contadas de forma interativa com bonecos, painéis, livros de pano e instrumentos musicais.
14h – BOLHAS MÁGICAS Intervenções Artísticas
A performance Bolhas Mágicas reinventa uma brincadeira divertida, simples e tradicional: as bolhas de sabão. A ideia é construir vivências que colocam o corpo em movimento a partir da conexão com elementos da natureza, como a água e o vento.
MOSTRA TAPETES CONTADORES 24 anos
Ação promovida pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes
13h30 (Espaço da Criança) - BICHO DO MATO
Um jardim todo feito de tecido (moita, vaso de planta, pedra e jardineiras) abriga contos populares brasileiros nas versões de Ana Maria Machado e Ricardo Azevedo. Cada elemento do jardim se abre e se transforma num belo cenário, onde bichos do mato encaram uma série de desafios, aprontando um monte de confusões.
16h (Palco Principal) – PALAVRAS ANDANTES
Belos painéis e tapetes criados no Brasil, Peru e França - cheios de detalhes, bolsos e surpresas - servem de cenário a fábulas e contos fantásticos do mundo inteiro, com direito a um hipopótamo pintor, um espelho mágico e uma vovó aranha que trouxe o Sol para nós.
Mostra Tapetes Contadores 24 anos
Com Warley Goulart e Rosana Reátegui

E ainda tem mais...
- JUBA LIBRE com o Mairon Rangel
Movimento Juba Libre, o retorno!!! O Juba Libre está de volta aos eventos de rua depois de 2 anos e esperou a Tiradentes Cultural pra sua volta!! Os cortes a seco freestyle têm tudo a ver com o espírito livre carioca, com a missão de valorizar a naturalidade de todos os tipos de cabelos, cacheados e lisos e diversificar os padrões de beleza!! Viva a democracia!! Vem com o Juba!!!
Os tradicionais e aguardados expositores, somados a novos, estarão formando a nossa FEIRA GASTRONÔMICA. E com ticket máximo de R$35,00.
Ao lado da Feira Gastronômica, as cores, as formas e os cheiros da CRIA ( Feira de Arte, Artesanato e Design) com seus 22 expositores.
JÁ TEMOS CONFIRMADOS
FEIRA GASTRONÔMICA
Cervejaria Mito, Chariot, Coisas do Nordeste, Dona Di, Gabinete do Mito, Galaxy Burguer, Guto & Tata Sabores, Hocus Pocus, Lu Sayão Delícias, Malte Carioca, Motocerva, Poderosa na Chapa, Sharlin Carioca Gin
CRIA
Afetô Estúdio Criativo, Atelier Lenny Spalato, Aya, Cabrochas, Cactus Acessórios, Christine Góes Objetos, Divinos, Dom Baruc, Ervas e Afins, Glaubos, Ifè Brasil, Infinito Possibilidades, Kalinoscópio, Kokekanto, Matilda, Milu Conti, Piola, Sob a proteção da arte

TIRADENTES CULTURAL
Novo CCC
CCD – Centro Carioca de Design
CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
EMVL – Escola de Música Villa Lobos
Apoio
CRAB- SEBRAE
Apoio Institucional
Centro Unido
SubPrefeitura do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU)
Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)
A TIRADENTES CULTURAL é uma das ações do CENTRO UNIDO
TIRADENTES CULTURAL
Praça Tiradentes – Centro do Rio de Janeiro
3 de dezembro
13h – 20h
#identidadenova #marcanova #tiradentescultural #tamochegando #3dedezembro #samba #natal #oficinasambanopé #bilisco #finabatucada #mestreriko #empoderamento #mulher #jubalibre #sábado #crab #crabsebrae #centrodoriodejaneiro #riodejaneiro #centrounido #arte #design #artesanato #gastronomia #cultura #música #samba #natal #tiradentescultural #centrounido #subprefeituradocentro #dianacionaldosamba #música #gastronomia #arte #artesanato #design #cultura #vemprapraça #praçatiradentes #MAR #OCUPA2022 #OEI #OEIBrasil #InstitutoOdeon
Advertisement

Where is it happening?

Tiradentes Cultural, Pç. Tiradentes,Rio de Janeiro,RJ,Brazil, Rio De Janeiro, Brazil

Event Location & Nearby Stays:

Tiradentes Cultural

Host or Publisher Tiradentes Cultural

It's more fun with friends. Share with friends