Seefeel live A/V ⟡ Helena Silva ⟡ ZDB
Schedule
Sun, 30 Mar, 2025 at 09:00 pm
Location
Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI
Advertisement
Entrada: 17€.Bilhetes disponíveis em: https://zedosbois.bol.pt/
Seefeel
Em 2021, a reedição da discografia dos Seefeel na Warp/Rephlex nos 1990s relembrou-nos o quão, muitas vezes, o presente é imperdoável, pela mania das tendências e de se ouvir o que se consegue compreender no momento. Começaram como uma banda de guitarras, foram associados - correctamente - ao shoegaze, mas isso foi também uma praga para o que veio a seguir, quando transformaram a ideia de canções em sombras electrónicas. Porque, afinal, desde sempre, mesmo em “Quique”, primeiro álbum, mais formal, foram uma banda de matéria e menos do conforto do conhecido.
As reedições da Warp criaram uma razão para voltar a ouvir música que era muito angular para ser percebida pela malta de tunnel vision das guitarras e muito simpática para a matriz vanguardista da Warp da altura. De repente, muitos negacionistas redescobriram-nos e reavaliaram, uma outra geração descobriu que a música de Mark Clifford e Sarah Peacock era intemporal para ficar perdida em rótulos dos 1990s. Ou seja, as reedições permitiram que fossem recontextualizados e que isso abrisse as portas para os querermos de volta.
Mesmo assim, o miniálbum deste ano surgiu como uma surpresa. “Everything Squarred” é uma evolução natural do seu som, não o que deixaram nos 1990s, ou até no álbum homónimo de 2010, mas uma evolução abstracta daquilo que idealizaríamos que soassem em 2024. O presente de hoje é-lhes, contudo, mais gentil. Eles criaram caminho para que outros projectos/bandas experimentassem durante mais de três décadas e agora é como se regressassem para colher os frutos. Não para dar uma voltinha de celebração, mas para mostrar como o presente é mais vivo do que a nostalgia, de que por mais que celebremos os seus álbuns dos 1990s, o que criam hoje é relevante, contemporâneo e oportuno. Ainda é o som, ainda é sobre o som e uma procura insaciável de materializar esse som. Para os de outro tempo, o shoegaze continua lá, de outra forma, também ela oportuna. Vê-los no ativo, num espectáculo A/V, em 2025, é um privilégio.
~
Helena Silva
Helena Silva nasceu a 3 de Maio de 1996 na cidade do Porto. Iniciou os seus estudos musicais em 2008 com o professor Armando González, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Aveiro onde concluiu a sua licenciatura nas classes dos professores José Pereira e Nuno Soares. Em 2019 terminou o Mestrado em Ensino de Música nesta mesma universidade, com o professor Nuno Soares. Participou ativamente e como ouvinte em masterclasses de violino com os professores David Dolan, Lyonel Schmit, Alexandra Greffin, Daniel Rowland, Augusto Trindade, José Paulo Jesus, Barry Cooper, Zofia Woycicka, Kai Gleusteen e de música de câmara com Ryszard Woycicki.
Em 2023, Helena Silva iniciou colaborações com o maestro Martim Sousa Tavares, nas peças “O Anel do Unicórnio” e “Uma Outra Bela Adormecida”, e com o encenador Ricardo Neves-Neves na peça “Noite de Reis”. Em Março de 2023, lançou o seu primeiro EP intitulado “Manta”, cujo tema “Trópico” foi destacado pela BBC.
No final do mesmo ano, realizou uma residência artística em Bali, durante a qual teve a oportunidade de colaborar com uma série de artistas internacionais e iniciar a composição daquele que viria a ser o seu primeiro álbum a solo.
Durante 2024, Helena Silva esteve focada na composição e gravação do seu primeiro álbum de originais, entitulado “Celeste”, que verá a luz do dia em 2025 pela editora Modern Drift.
Advertisement
Where is it happening?
Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal, Terraço ZdB, Rua da Barroca 59, 1200-047 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: