gushes ⟡ roadkill ⟡ Maripool ⟡ ZDB
Schedule
Fri, 24 Jan, 2025 at 10:00 pm
UTC+00:00Location
Galeria Zé dos Bois | Lisbon, LI
Bilhetes disponíveis em: https://zedosbois.bol.pt/
gushes
gushes é uma performance art-prog hiper-rítmica de loop de guitarra de Jennae Santos. Jennae é uma artista de música, performance e instalação com uma propensão para florais ferozes e psicadelismo excêntrico. Vive em Brooklyn, cresceu na Bay Area e tem uma linhagem que atravessa o arquipélago das Filipinas. Estas linhas costeiras variadas – urbanas/queer, poderosas/dramáticas, vibrantes/tropicais – compõem o portal eco-erótico a partir do qual a sua arte se espalha. Uma tapeçaria de loops de guitarra entrelaçados, polirrítmicos, ambientais e texturais formam a base para a composição lírica de gushes e para a instrumentação que se transforma. Uma lista de colaboradores em constante evolução dá ainda mais energia a composições ricas em tons de guitarra coloridos. A música é arranjada para um conjunto de câmara prog, banda rock, ciclo de movimento, instalação sonora, música de dança e drone. O prog dos anos 70, o dance punk, a soul, o kulintang em conversa com ritmos afro-latinos e o design sonoro cinematográfico dão forma ao seu mundo musical. As actuações ritualísticas de gushes recorrem a luz, vento, espelhos e flores com intimidade explosiva e cerimonial, criando um mito tátil para expressões de libertação sem limites.
-
roadkill
Os roadkill são uma banda com origem em Lisboa, composta pelos jovens Lucas Souza e Nia Fernandes que compõem, escrevem, gravam e produzem todas as suas músicas. Começaram a trabalhar em 2023, reunidos pela sua paixão semelhante de criar, e pelas suas inspirações musicais e estéticas em artistas como boygenius, Bright Eyes, American Football, Teen Suicide e Ethel Cain, entre outros.
Em Abril de 2024 lançaram o seu primeiro disco “What to Do When The Earth Swallows You Whole”, um disco que além de criar o seu próprio universo, puxa a todos para dentro como um buraco negro, ou uma tempestade. Estas músicas nasceram contidas num quarto pequeno, mas a sua força foi demasiada para aguentar, então fugiram. Agora são de todos.
-
Maripool
Maripool é o nome da compositora Natacha Simões, nascida em Lisboa e sediada em Londres. “one girl band” que trabalha maioritariamente a solo, escrevendo e tocando os seus arranjos de bedroom-pop com guitarra. Ao mudar-se para Londres aos 18 anos, Natacha arranjou um emprego na Whole Foods e comprou uma guitarra com o seu primeiro ordenado. Como nunca tinha tocado música, passou a maior parte das noites a aprender sozinha a música dos seus heróis da cena emo do Midwest. Aperfeiçoando a sua arte em isolamento, Natacha acabaria por se deparar com o que viria a ser o mundo de Maripool – uma mistura cativante de melancolia que oscila entre as maravilhas deliciosas do shoegaze e um estado de sonho azul profundo. O single de estreia de Maripool, ‘Blindness’, lançado em 2021, foi aclamado pela crítica de música.
O seu EP de estreia, ‘It All Comes At Once’, foi lançado em 2022, via Practise Music. Repleto de charme emotivo e inspirado no cânone da pop centrada na guitarra dos anos 2010, no shoegaze dos anos 1990 e no emo do Midwest, o EP é uma interpretação enérgica, romântica e bem sucedida dos extremos da emoção humana e dos próprios demónios interiores de Maripool.
Recentemente, assinou contrato com a editora americana Smoking Room e, em 2024, Maripool lançou o seu muito aguardado segundo EP “a day that feels like nothing at all”. Um mergulho mais maduro e mais complexo no mundo de Maripool.
Where is it happening?
Galeria Zé dos Bois, Rua da Barroca nº59,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: