“Em Voz Alta” - Leituras de Poesia Portuguesa pelos Artistas Unidos
Schedule
Thu, 14 May, 2026 at 05:00 pm
UTC+01:00Location
Rua Detrás da Guarda, 26 a 34, 2900 Setúbal, Portugal | Setúbal, LI
14 de maio, quinta-feira | 21h30 | Sala José Afonso | entrada livre
“Em Voz Alta”: Novíssimos Poetas Portugueses – Figuras na Passagem
Leituras de Poesia Portuguesa pelos Artistas Unidos
Emanuel Madalena e Inês Morão Dias por Eduarda Arriaga e Pedro Carraca
Retomamos as leituras “Em Voz Alta” com o ciclo Novíssimos Poetas Portugueses – Figuras na Passagem, com seleção de poetas por Hugo Milhanas Machado.
“Gostamos de ler em voz alta, de ouvir poesia lida pelos atores que trabalham connosco, de poesia lida para várias pessoas, de leituras de poesia, ver gente, sentir gente à volta das palavras suspensas do poeta.”
Notas biográficas:
Emanuel Madalena (Aveiro, 1986) é doutor em Estudos Literários e mestre em Estudos Editoriais, ambos pela Universidade de Aveiro. É também mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto, e licenciado em Comunicação, pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Comunicação. É autor dos livros de poesia “E o Éden é tão triste”, (Fresca, 2023) e “Sob a forma do silêncio” (Porto Editora, 2019) e finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas 2021. Além de ter recebido diversos prémios literários e uma bolsa de criação literária da DGLAB, foi também selecionado para a mostra nacional de Jovens Criadores, em 2014 e 2015, e para a VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP. Em 2023, foi autor convidado do Projecto PANOS - palcos novos palavras novas, do Teatro Nacional D. Maria II, com o texto dramático “Conta-me entre as medusas” (TNDMII, 2024).
Inês Morão Dias (Coimbra, 1988) viveu em Paris, em Genebra, e atualmente mora no Porto, onde trabalha como arquiteta. Dirigiu a Revista Nu, e co-edita a coleção “pathos bravos”. Desde 2023, é professora convidada no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. Publicou “Par de Olhos” (Fresca, 2019), e “Soco e Sono” (Tinta da China, 2024)
Eduarda Arriaga nasceu em 1999. Estudou teatro na Escola Profissional de Teatro de Cascais, e, no ano seguinte, na licenciatura da Escola Superior de Teatro e Cinema – ramo Atores. Complementou a sua formação na Oficina Teatral d’A Comuna com João Mota. Fez voz-off no documentário sobre Cesina Bermudes, assim como no espetáculo Mancebas Mundanárias. Participou em vários projetos de animação cultural. Trabalhou com Beatriz Batarda, Fernanda Lapa, Jean Paul Bucchieri, Maria Duarte, Carlos Avillez, Andreia Bento, Nuno Gonçalo Rodrigues, Lisbon Players e Bruno Bravo. Nos Artistas Unidos, participou em “Adam” de Frances Poet (2023) e “Girafas de Pau Miró” (2024).
Pedro Carraca trabalhou com António Feio, Clara Andermatt, Luís Miguel Cintra, João Brites, Diogo Dória e Maria do Céu Guerra. Integra os Artistas Unidos desde 1996. Recentemente participou em “Lua Amarela” de David Greig (2021), “Taco a Taco” de Kieran Hurley e Gary McNair (2022), “Terra de Ninguém” de Harold Pinter (2022), “Proximidade” de Arne Lygre (2022), “A Omissão Da Família Coleman” de Claudio Tolcachir, “Europa” de David Greig (2023), “Leões e Búfalos de Pau Miró (2024), “1984” de George Orwell - uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan (2024) e “Jantar” de Moira Buffini (2025).
Foto: Jorge Gonçalves.
Entrada livre, condicionada à lotação da sala (50 lugares sentados).
Organização: Artistas Unidos / CMS
Where is it happening?
Rua Detrás da Guarda, 26 a 34, 2900 Setúbal, Portugal, Rua Detrás da Guarda 26, 2900-347 Setúbal, Portugal, Setúbal
Know what’s Happening Next — before everyone else does.





