Clube de Leitura: A Terceira Mentira, de Ágota Kristóf - com Diego Grando

Schedule

Sat Oct 11 2025 at 04:00 pm to 06:00 pm

UTC-03:00

Location

Instituto Ling | Porto Alegre, RS

Advertisement
Clube de Leitura: Entre Fronteiras e Silêncios | A Terceira Mentira, de Ágota Kristóf - com Diego Grando
About this Event

Clube de Leitura – Entre Fronteiras e Silêncios, com Diego Grando

A Terceira Mentira, de Ágota Kristóf


Fechando a Trilogia dos Gêmeos, a metáfora de um grande quebra-cabeça em que as peças mudam de forma e lugar num jogo em andamento serve tanto ao modelo em que se estrutura a narrativa quanto à criação literária como um todo. De volta ao narrador em primeira pessoa, agora cada gêmeo ganha sua própria voz. O livro se compõe de duas partes, uma dedicada a cada irmão. Nele enfim será revelado o grande mistério da história. Um dos gêmeos tem por missão reencontrar o outro, de quem está separado há muitos anos. O leitor continua confuso sem saber quem é quem, ou melhor, quem foi quem e quem fez o quê. Fatos narrados no primeiro livro ganham agora uma terceira versão. Personagens que entraram em cena com uma identidade recebem outra, assim como uma nova função na trama.


Confira abaixo todos os títulos desta edição especial do Clube de Leitura apresentada pelo tradutor das obras, Diego Grando, e garanta a sua inscrição. A atividade acontece de forma presencial, com vagas limitadas.


Programação:

- 11 de outubro: A terceira mentira, de Ágota Kristof (176 páginas)

-


*Para participar dos encontros, a leitura prévia dos títulos é recomendada, mas não obrigatória. Os encontros acontecem de forma presencial no Instituto Ling, aos sábados, das 16h às 18h.


- Valores por encontro: R$ 39,60 para ingresso inteiro e R$ 19,80 para meia-entrada.

*Os valores de inscrição não incluem os exemplares dos livros.


Conheça o Mediador:


Diego Grando é poeta, tradutor e professor de Literatura. Traduziu todas as 4 obras desta edição do Clube de Leitura, publicadas pela Editora Dublinense. É licenciado em Letras - Português/Francês pela UFRGS, Mestre em Teoria da Literatura - Escrita Criativa pela PUCRS e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS, na linha de pesquisa Estudos literários aplicados: Literatura, Ensino e Escrita criativa. Realizou estágio de pós-doutorado (PNPD/Capes) junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, na área de concentração em Escrita Criativa, onde atuou também como professor colaborador. Como poeta, é autor de "Spoilers" (Confraria do Vento, 2017), premiado com o Açorianos; "Sétima singular" (Não Editora, 2012), "25 Rua do Templo" (2010) e "Desencantado carrossel" (2008). Também colaborou com a difusão da língua e cultura brasileira (MRE/Instituto Guimarães Rosa) na Università degli Studi "G. d'Annunzio", em Pescara, Itália.


Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.


O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Cultura - Pronac 233474 e apresenta condições especiais para democratização de acesso e inclusão de pessoas com deficiências específicas:


- Lei da meia-entrada dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes.


- Democratização de acesso: 30% (trinta por cento) dos ingressos são destinados para distribuição gratuita com caráter educativo para professores de escolas públicas.


- O Instituto Ling está empenhado em proporcionar uma experiência acessível e inclusiva a todos os seus visitantes. Esta programação oferece a possibilidade de contratação de intérprete de libras. Caso necessite do serviço, por favor sinalize no formulário de inscrição.


Para mais informações, escreva para [email protected].


22.11

🕑: 04:00 PM - 06:00 PM
Eu que nunca conheci os homens, de Jacqueline Harpman (192 páginas)

Info: Quarenta mulheres estão presas em uma jaula coletiva em um porão, sob a vigilância de guardas que permanecem sempre em silêncio. Um dia, misteriosamente, uma sirene soa, os guardas fogem e as grades se abrem. Entre as prisioneiras, está uma menina sem nome que só conhece a vida lá fora através de lembranças que as outras mulheres aceitam compartilhar. É ela que conduz as demais prisioneiras em fuga, apenas para encontrarem um lugar inóspito e desconhecido. Agora, contando apenas umas com as outras, elas terão que reaprender a viver e enfrentar outro desafio: a liberdade absoluta.


Advertisement

Where is it happening?

Instituto Ling, João Caetano, 440, Porto Alegre, Brazil

Event Location & Nearby Stays:

Tickets

BRL 19.80 to BRL 39.60

Instituto Ling

Host or Publisher Instituto Ling

It's more fun with friends. Share with friends

Discover More Events in Porto Alegre

Festival de Dan\u00e7a do Ventre do RS
Sat, 11 Oct at 04:00 am Festival de Dança do Ventre do RS

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

FESTIVALS
Fant\u00e1stico passeio sonoro para beb\u00eas | Percuss\u00e3o, recital interativo
Sat, 11 Oct at 10:00 am Fantástico passeio sonoro para bebês | Percussão, recital interativo

Instituto Ling

LIVE-MUSIC MUSIC
Conex\u00f5es F.M
Sat, 11 Oct at 01:00 pm Conexões F.M

Praça Garibaldi, Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-020, Brasil

Oficina: T\u00e9cnicas de Upcycling e Reutiliza\u00e7\u00e3o Criativa
Sat, 11 Oct at 02:00 pm Oficina: Técnicas de Upcycling e Reutilização Criativa

Instituto Ling

ART
Dia das Crian\u00e7as 11\/10 | Clube ASTTI
Sat, 11 Oct at 03:00 pm Dia das Crianças 11/10 | Clube ASTTI

Rua Beco do Souza Costa 750, Jardim Ypu, 91450140 Porto Alegre, RS, Brazil

ART FINE-ARTS
Espet\u00e1culo A Menina dos Olhos d\u2019\u00e1gua
Sat, 11 Oct at 03:00 pm Espetáculo A Menina dos Olhos d’água

Instituto Ling

ART THEATRE
28 ANOS SEM RENATO RUSSO \u25cf Sentido Inverso + Tributo Cazuza Vida
Sat, 11 Oct at 08:00 pm 28 ANOS SEM RENATO RUSSO ● Sentido Inverso + Tributo Cazuza Vida

RUA DA REPÚBLICA 649, 90050-320 Porto Alegre, RS, Brazil

MUSIC ENTERTAINMENT
Sat, 11 Oct at 09:00 pm Detonautas Roque Clube in Porto Alegre

Araújo Vianna Auditorium

CONCERTS MUSIC
Feira Me Gusta #88: Arte, Moda, M\u00fasica, Gastronomia e Variedades
Sun, 12 Oct at 01:00 pm Feira Me Gusta #88: Arte, Moda, Música, Gastronomia e Variedades

Praça Garibaldi, 90050-000 Porto Alegre, RS, Brazil

ART
MIAC \u2014 Mostra Internacional de Arte Contempor\u00e2nea | O Tempo dos Corpos
Tue, 14 Oct at 10:00 am MIAC — Mostra Internacional de Arte Contemporânea | O Tempo dos Corpos

Instituto Ling

ART MUSIC
Karaiw a\u2019e w\u00e0, os Civilizados, encontro com Zahy Tentahar
Tue, 14 Oct at 02:00 pm Karaiw a’e wà, os Civilizados, encontro com Zahy Tentahar

Instituto Ling

ART
Quer ver, escute | Aula Magna, com multiartista Batman Zavareze
Tue, 14 Oct at 05:00 pm Quer ver, escute | Aula Magna, com multiartista Batman Zavareze

Instituto Ling

ART THEATRE

What's Happening Next in Porto Alegre?

Discover Porto Alegre Events