Big Brave ⟡ MJ Guider ⟡ NECRØ ⟡ ZDB
Schedule
Sun, 06 Apr, 2025 at 09:00 pm
UTC+01:00Location
Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI
Advertisement
Entrada: 12€.Bilhetes disponíveis em: https://zedosbois.bol.pt/
Big Brave
Banda de bravura no epicentro da música de Montreal no Canadá, Big Brave tem-se aventurado num plano de acção que sem comprometer o peso, a intensidade e o volume não deixa de revelar uma noção de espaço, tensão e vulnerabilidade pouco sentidas numa torrente tão impositiva aos sentidos. Regressando ao palco da ZDB pela terceira vez, numa prova de um culto crescente, este trio formado por Mathieu Ball na guitarra, Robin Wattie na voz e guitarra e Tasy Hudson na bateria e percussões traz a sua avalanche cada vez mais personalizada de riffs repetitivos, feedback, passagens atmosféricas, ritmos marciais e a voz expressiva de Wattie com 'A Chaos of Flowers', novamente na Thrill Jockey, após o colosso de 'nature morte', no seguimento da fértil sequência de quatro discos na Southern Lord.
Criado a partir das fundações lançadas com 'nature morte', 'A Chaos of Flowers' continua a desbravar um caminho muito seu, onde as influências iniciais do Doom mais esotérico e sua abstracção e/ou laminação perpetrada por Sunn O))) ou Earth surgem cada vez mais diluídas numa torrente plena de poesia, não só no seu sentido mais figurativo como também factual. Tomando inspiração em poemas de mulheres de diferentes eras e geografias, Wattie chegou a uma ressonância emocional que transborda sem pressas na entrega e no peso das palavras. Desse espaço íntimo, marcado pela dicotomia entre a serenidade e a inquietude, chegamos ao colectivo de experiência partilhada. Algo que se revela na própria música, num chamamento que reclama toda a pureza da folk ou dos blues, para os drenar por entre feedbacks esculpidos com a parcimónia dos ritmos esparsos, com a voz de Wattie como centro gravitacional de toda esta catarse. Contado com as participações ilustres de Marisa Anderson e Tashi Dorji nas guitarras e Patrick Shiroishi no saxofone em algumas feras, 'A Chaos of Flowers' abre novas perspectivas para este som que saca beleza à escuridão.
~
MJ Guider
Sob o nome de MJ Guider, Melissa Guion, residente em Nova Orleães, constrói canções dream pop espaçosas e meditativas, utilizando máquinas de percussão, uma guitarra baixo e montes de eco e outros efeitos. As suas composições felizes e sobrenaturais são inspiradas nos arredores de Nova Orleães, bem como na ficção científica. Estreando-se com o pop etéreo e tecnoinformado de Precious Systems, de 2016, seguiu numa direção mais melancólica e influenciada pela onda negra com Sour Cherry Bell, de 2020.
O primeiro lançamento de MJ Guider foi Green Plastic, uma cassete limitada editada pela Constellation Tatsu no início de 2014. Dois anos mais tarde, o seu primeiro longa-duração, Precious Systems, foi editado pela Kranky, que transformou MJ Guider num trio para actuações ao vivo. Depois de fazer uma digressão com o grupo de doom metal Thou em 2018 e atuar no Roadburn Festival em 2019, Guion lançou o seu segundo álbum completo, Sour Cherry Bell, em 2020, explorando influências shoegaze, industriais e pop gótico.
~
NECRØ
o mais recente projeto de João Vairinhos e Sara Inglês, está rapidamente a afirmar-se como uma força dentro da cena europeia de música eletrónica obscura, combinando elementos de industrial, darkwave e sintetizadores cinematográficos. O duo tem cativado ouvintes e críticos com os seus ambientes sonoros imersivos, sombrios e intensos, que incluem linhas de sintetizador assombrosas, batidas evocativas e vocais melancólicos. O seu EP de estreia, Death Beats, lançado em 2023, trouxe um som atmosférico mas visceral que ecoa influências do synthwave noir de Boy Harsher e da intensidade distópica de Perturbator, mantendo-se, no entanto, singularmente original.
Advertisement
Where is it happening?
Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal, Terraço ZdB, Rua da Barroca 59, 1200-047 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: