aya ⟡ Serpente ⟡ ZDB

Schedule

Sat, 25 Oct, 2025 at 10:00 pm

UTC+01:00

Location

Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI

Advertisement
Entrada: 12€
Bilhetes disponíveis em zedosbois.bol.pt
aya
Consciente de que tempos intensos demandam arte intensa, Aya Sinclair é uma das artistas do momento nessa frente de batalha. Usa a visceralidade do ruído que contamina e das palavras que cospem vivências desafiantes num limbo entre a realidade, paranoia e sonho. Arranca-nos o tapete da zona de conforto debaixo dos pés para atravessarmos espaços imaginários de xamanismo futurista, eletrónica selvática e outros estranhos mundos dissociativos. A descoberta destes confins é real e traduz-se na sensação de escuta imersiva com uma ativação de sentidos aguçada e desconcertante.
O seu mais recente álbum hexed! afirmou-se como um dos documentos sonoros mais entusiasmantes do ano, tendo ganho destaque revista britância Wire. Em pouco mais de meia hora, aya entrega-nos um conjunto de hinos negros que urgem ser ecoados. Se no anterior im hole era sentida a camada gélida que cobria uma dormência emocional, este segundo álbum traz mais palpitação e espasmo à matéria. Cada elemento parece ser maximizado até ao limite do irreconhecível, trazendo novas morfologias.
No que respeita a temáticas, são muitos os fantasmas que assombram um disco robusto de tensão; a confissão da sua luta rumo à sobriedade, uma orientação de género sexual teimosamente não aceite pela maioria ou a complexa incerteza dos tempos que tornam todas as questões ainda mais agonizantes. Contudo, e ao contrário do que fazia prever, hexed! não dispensa momentos de euforia – ainda que distorcida segundo a alquimia da artista britânica. Paira uma atração pelo profano e pela magia do desconhecido em letras que reivindicam a condição feminina num mundo em crescente colapso. Encantos e desencantos levados para um cenário sónico com apontamentos ASMR e manobras industriais destiladas a ferro e fogo.
Nada disto fará mais sentido que em palco, libertando as feras e testemunhando uma das forças criativas do momento. Se vivemos ou não na era do antropoceno, a questão torna-se mais vívida que nunca. Um regresso imperioso. (Texto por NA).
~
Serpente
Entidade de Bruno Silva - tcp Ondness, parte de Má Estrela ou do Fala Mariam 3 - cuja visão sublima a batida e a percussão nas suas dimensões rítmicas, texturais e tímbricas, recolhendo e reorganizando continuamente partículas da dança, do dub, do jungle ou do free jazz. Ao longo desta trajectória foi amealhando lançamentos em editoras como as londrinas Alien Jams e Ecstatic ou, mais recentemente, na Souk e Sucata Tapes, sublabels da Discrepant.
Advertisement

Where is it happening?

Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal, Terraço ZdB, Rua da Barroca 59, 1200-047 Lisboa, Portugal, Lisbon

Event Location & Nearby Stays:

Galeria Z\u00e9 dos Bois

Host or Publisher Galeria Zé dos Bois

It's more fun with friends. Share with friends

Discover More Events in Lisbon

Concerto Solid\u00e1rio 30 Anos da Acreditar - Associa\u00e7\u00e3o de Pais e Amigos de Crian\u00e7as com Cancro
Sat, 25 Oct at 08:00 pm Concerto Solidário 30 Anos da Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisbon, Portugal

MUSIC CONCERTS
Kerala Dust - Capit\u00f3lio em Lisboa
Sat, 25 Oct at 09:00 pm Kerala Dust - Capitólio em Lisboa

Capitólio

MUSIC ENTERTAINMENT
SINSAENUM \u2013 RCA Club - Lisboa
Sat, 25 Oct at 09:00 pm SINSAENUM – RCA Club - Lisboa

RCA CLUB

CONCERTS MUSIC
LU\u00cdS TRIGACHEIRO
Sat, 25 Oct at 09:30 pm LUÍS TRIGACHEIRO

Coliseu dos Recreios

MUSIC ENTERTAINMENT
\ud83d\udce2 Percurso Pedestre: Lisboa dos Espi\u00f5es
Sun, 26 Oct at 10:00 am 📢 Percurso Pedestre: Lisboa dos Espiões

Avenida da Liberdade, Lisboa, Portugal

Flow arts Gathering
Sun, 26 Oct at 03:00 pm Flow arts Gathering

Jardim Amália Rodrigues

ART NONPROFIT
Concerto - Contratenores Jo\u00e3o Paulo Ferreira & Lu\u00eds Pe\u00e7as
Sun, 26 Oct at 04:00 pm Concerto - Contratenores João Paulo Ferreira & Luís Peças

Largo de S. Domingos, 11, 1150-320

CONCERTS MUSIC
Performing Arts Gathering
Sun, 26 Oct at 04:00 pm Performing Arts Gathering

Jardim Amália Rodrigues

ENTERTAINMENT ART
ROUTE OF THE AFRICAN SOUL: ART, HISTORY & TRADITION
Tue, 04 Feb ROUTE OF THE AFRICAN SOUL: ART, HISTORY & TRADITION

Afrika Infinity

ART FINE-ARTS
The Lingerie Restaurant Lisboa
Thu, 04 Sep at 08:00 pm The Lingerie Restaurant Lisboa

The Lingerie Restaurant

Valak, Restricted, Djinn, A\u00fcra in Lisbon
Thu, 04 Sep at 11:59 pm Valak, Restricted, Djinn, Aüra in Lisbon

Ministerium Club

CONCERTS MUSIC
Fado Musical Experience with Portuguese Appetizers
Fri, 05 Sep at 07:00 pm Fado Musical Experience with Portuguese Appetizers

Largo do Rossio

LIVE-MUSIC
 TM ACOLHIMENTO - DESCAMINHO
Fri, 05 Sep at 09:00 pm TM ACOLHIMENTO - DESCAMINHO

Rua do Açúcar, 64 Beco da Mitra - Poço do Bispo, 1950-009 Lisbon, Portugal

ART THEATRE
JULIE \u2013 Philippe Boesmans
Fri, 05 Sep at 09:00 pm JULIE – Philippe Boesmans

Culturgest - Fundação CGD

LIVE-MUSIC WORKSHOPS
Operafest - Philippe Boesmans - Julie [\u00d3pera]
Fri, 05 Sep at 09:00 pm Operafest - Philippe Boesmans - Julie [Ópera]

Culturgest - Fundação CGD

FESTIVALS WORKSHOPS
The White Rabbit - Show
Fri, 05 Sep at 09:30 pm The White Rabbit - Show

Espaço LABORATÓRIO

ART THEATRE
Sully \u27e1 Mix\u2019Elle \u27e1 ZDB
Fri, 05 Sep at 10:00 pm Sully ⟡ Mix’Elle ⟡ ZDB

Rua da Barroca nº59, 1200-047 Lisbon, Portugal

PARTIES LIVE-MUSIC
Binhan | Nha Mininesa 05\/09 \u26ab\ufe0f B.LEZA
Fri, 05 Sep at 10:30 pm Binhan | Nha Mininesa 05/09 ⚫️ B.LEZA

Cais da Ribeira Nova, Armazém B, 1200-109 Lisbon, Portugal

MUSIC ENTERTAINMENT
\ud83d\udc0dThe Desperate Housewives Kiki Ball\ud83d\udc0d
Sat, 06 Sep at 03:00 pm 🐍The Desperate Housewives Kiki Ball🐍

A Voz do Operário

PERFORMANCES SPORTS
Piquenique jazz com Maria Anadon e Hans Fuecker
Sat, 06 Sep at 05:00 pm Piquenique jazz com Maria Anadon e Hans Fuecker

Museu De Lisboa - Palácio Pimenta

MUSIC ENTERTAINMENT

What's Happening Next in Lisbon?

Discover Lisbon Events