Apresentação: Grito Umbilical, Margarida Azevedo
Schedule
Sat, 11 Oct, 2025 at 06:00 pm
UTC+01:00Location
Snob | Lisbon, LI
Advertisement
Livraria Snob e editora urutau têm o prazer de convidar para sessão de lançamento do livro
"Grito Umbilical"
Margarida Azevedo
apresentação:
Elisa Scarpa
Rui Zink
—
Grito umbilical é uma peça que nos confronta com um laço inquebrável: o amor de uma mãe por uma filha. Mas quando esse amor ultrapassa os limites do visível e se torna um vínculo físico, um cordão umbilical que persiste para além do nascimento, para além da infância, para além do que consideramos normal — pararíamos para olhar? Julgaríamos? Compreenderíamos?
Margarida Azevedo leva-nos a questionar as fronteiras entre afeto e aprisionamento, entre maternidade e anulação, entre dor e loucura. O amor pode consumir uma mãe até lhe roubar a identidade? Pode um filho ser uma extensão do corpo materno, mesmo quando já deveria ser livre? Pode a ausência de um filho destruir o amor entre um homem e uma mulher?
Na voz de Simone, Mãe de Valquíria, ecoa a inquietação que atravessa toda a peça:
“Tornei-me um pedaço de carne, com um cordão que nutre amor e insanidade”.
Entre o instinto e a obsessão, entre o natural e o insano, Grito umbilical é um espelho onde nos vemos refletidos como Mãe, como Filha, como Pai… ou apenas como Os Outros.
Grito umbilical é uma peça que desconstrói o amor materno para o expor na sua forma mais crua, visceral e, talvez, insuportável. Porque o amor, quando absoluto, pode ser um gesto de entrega, um refúgio ou um abismo.
E no fim, fica a pergunta: é o amor um ato de insanidade?
Elisa Scarpa
—
Margarida Azevedo
é mestre em edição de texto, licenciada em ciências da comunicação e frequentou a pós-graduação em artes da escrita na nova fcsh. É formadora na área da escrita e comunicação. Explora as ligações entre escrita, música e artes performativas. É vice-campeã 2024 do Todo Mundo Slam, finalista da 1.ª edição Slam no cam e venceu a 2.ª edição, em março de 2025. Deu início ao projeto Alma Lavra, na Residência Artística Vagabundas (Companhia Cepa Torta e Município de Mértola), na Mina de S. Domingos, com uma exposição de fotografias, contos, curta-metragem e performance. O júri do Prémio de Conto Manuel da Fonseca atribuiu-lhe uma menção honrosa, por unanimidade, pela coletânea Contos psicoterapêuticos. Lançou em 2019, Orfeu e os seus avôs em busca do Tósão, e publicou o conto, “Uma vulva com depressão”, na revista Crocodarium. O seu conto “A Caixa da Pandora” faz parte da antologia Conto em casa, da Editora Raíz. Colabora enquanto autora na Revista Meridional. Criou o projeto TextuAlive (financiado pela dgartes) com o músico Hernâni Faustino, onde aliam improvisação musical e escrita em tempo real. Escreve os textos e é vocalista da banda Gold Mother com Flak, Hernâni Faustino, Jorge Nuno e Luís Guerreiro. É cofundadora do Covidarte e criou o projeto Entrevistas que viram histórias em que entrevista personalidades da área das artes e transforma essas entrevistas em contos, ilustrados pelo artista plástico Ricardo Leiria. O projeto Instatales conta com textos seus e fotografias de Ricardo.
Advertisement
Where is it happening?
Snob, Travessa de Santa Quitéria 30, 1250-212 Lisboa, Portugal, LisbonEvent Location & Nearby Stays: