Apresentação do livro "Dunas Sem Areia", de N'Gosy Nelly
Schedule
Fri Nov 15 2024 at 06:00 pm
UTC+00:00Location
Rua de São Bento, 640, 1250-222 Lisbon, Portugal | Lisbon, LI
Advertisement
Apresentação do livro "Dunas Sem Areia", de N'Gosy Nelly
15 de novembro | 18 h
Apresentação: Edson da Veiga.
Entrada Livre.
Sobre o livro:
Numa conjuntura de mudanças em que supostamente, acabava o regime Salazarista, com mais de 35 anos de Salazar no poder como presidente do conselho, parecia que nascia uma nova aurora para o regime vivido em Portugal e por todas as colónias de então. A primavera Marcelista entusiasmava e cativava todos os cidadãos sob a tutela de Salazar, o desgaste do seu antecessor, era visível e cada vez mais latente em todos os setores da sociedade, com uma forte dose de pressão internacional para se fazer a tão propalada descolonização. O regime do momento, tentava satisfazer as pressões internas e externas, fazendo um conjunto de alterações de cosmética, já dizia o povo: “vira o disco e toca o mesmo”. Especialmente no quesito da gestão das colónias, para Marcelo, era completamente impensável, nem autonomia quanto mais o que para ele era o terror, a possível independência. Mesmo que fosse necessário sacrificar dezenas, e porque não centenas de jovens portugueses que perdiam as suas vidas, desde o começo da guerra colonial de 1961 nas ditas províncias ultramarinas, ao serviço da preservação da grandiosidade do império português, o que o tempo veio provar que os ventos fortes da suposta mudança provocada pelo
Marcelismo, foi um conjunto de “Dunas Sem Areia.” Ou seja, Marcello Caetano optou por seguir os passos do seu antecessor.
No meio disto tudo, dois jovens conhecem-se e apaixonam-se logo no primeiro dia que se cruzam, mesmo dentro de um ambiente de bastante crispação e rivalidade vivida entre os
seus progenitores. Com a rejeição da família Sacramento-Lopes, que tenta fazer um casamento arranjado para contrariar a paixão dos dois jovens, por um lado, e por outro, Ana, filha de um pastor
revolucionário da Ilha da Boavista, enfrenta o dilema de corresponder ao pedido dos seus pais ou de seguir o seu coração apaixonado.
Sobre o autor:
Adolfo Lopes Varela (N’gosi Nelly) Escritor; Poeta e Investigador, nascido a 14 de Abril de 1993, filho de Amâncio Varela e de Maria de Fátima Lopes da Costa, completou os seus estudos primários e secundários, em Tarrafal de Santiago, Cabo Verde.
Licenciado em Ciências Políticas e Relações Internacionais, detentor de um curso de especialização tecnológica em Gestão Administrativa de recursos humanos, cursos obtidos na Universidade Lusófona de Lisboa. Contudo também é especializado em direitos humanos na vertente de igualdade e equidade do género, pela Universidade Metropolitana de Manchester, Inglaterra, Reino Unido. Escreveu os seus primeiros poemas com 15 anos de idade usando o seu primeiro pseudónimo de Jefferson Dimétrois. Posteriormente começou assinar os seus livros com o pseudónimo de "N’gosi Nelly" devido à grande influência da poetisa cabo-verdiana Ineida Nelly e também da escritora e dramaturga nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, fundindo as suas maiores referências num só nome: "N’gosi Nelly".
Em 2014 publicou a sua primeira obra literária “Rabés di Mundu”, fruto de uma participação num concurso literário para jovens escritores, promovido pela Corpos Editora, da cidade do Porto, Portugal. Saiu como vencedor do concurso e foi galardoado pela referida editora.
No ano de 2020 N’gosi Nelly publicou a sua segunda obra literária “Sanpabadiu”. Desta vez, o livro, que veio pelas mãos da Manguieditora, foi fruto de uma pesquisa de campo que teve numa primeira fase as ilhas de Santo Antão, São Vicente e Santiago e na segunda fase uma pesquisa documental relacionada com as ilhas mencionadas.
Em 2022 fez parte de uma antologia poética intitulada “Canja pa nos alma”, projeto dirigido por Destaney Andrade, que conta com a participação de mais de 27 poetas cabo-verdianos. De realçar que em 2021, teve início um estudo relacionado com a variedade da Ilha do Maio, que teve o mais alto patrocínio e envolvimento da Câmara Municipal dessa Ilha.
Em junho de 2022 foi concluída a primeira fase do estudo desta vez focado na variedade da Ilha do Sal. À semelhança do que foi feito na Ilha do Maio, este trabalho de investigação contou também com o envolvimento da Manguieditora, editora que procura trabalhar em prol da promoção e valorização da língua materna de Cabo Verde, e no qual será feito o segundo volume do livro “Sanpabadiu” tendo como objeto de estudo as Ilhas do Sal, Boa Vista e Maio.
N’Gosi Nelly assume-se como um dos nomes mais sonantes da nova leva de escritores cabo-verdianos da II república dos anos 90 do século passado **.
Mais recentemente, em 2023, publicou o seu primeiro romance "No Colour Love (Kriolidades)", livro que procura refletir não só sobre o surgimento da língua cabo-verdiana, mas também conta-nos a história com um olhar recente, revolucionando vários aspetos. Talvez por o autor querer mostrar uma versão oculta dos acontecimentos ou então pretender deslocar as personagens no tempo. Atribui protagonismo à mulher, minimiza o seu sofrimento, enaltece a sua beleza e sensualidade. Na narrativa as mulheres agem com coragem, lideram, enfrentam os patrões e manifestam o seu descontentamento.
Sobre o apresentador:
Edson da Veiga é atualmente o presidente da União de Estudantes Cabo-Verdianos em Lisboa (UECL). Durante o seu mandato, ele tem se focado em enfrentar desafios enfrentados pelos estudantes cabo-verdianos, como a criação de bolsas de estudo para ajudar financeiramente os alunos e lidar com a crise habitacional em Lisboa. Ele também busca promover a integração dos novos estudantes que chegam a Portugal e fortalecer a estrutura da UECL para garantir apoio contínuo à comunidade estudantil cabo-verdiana.
Advertisement
Where is it happening?
Rua de São Bento, 640, 1250-222 Lisbon, Portugal, Rua de São Bento 640, 1250-222 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: