7.º Concerto de Gala do 1.º de Dezembro
Schedule
Thu Nov 28 2024 at 10:00 pm
UTC+01:00Location
São Luiz Teatro Municipal | Lisbon, LI
Advertisement
7.º CONCERTO DE GALA DO 1.º DE DEZEMBRO- São Luiz Teatro Municipal
- Banda da Armada | Maestro: Capitão-de-Fragata Músico Délio Gonçalves
- Entrada por convite
--------------------
PROGRAMA (a confirmar)
--------------------
CONCERTO DE GALA DO 1.º DE DEZEMBRO
Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional
Infante D. Henrique – Marcha Solene | Marcos Romão dos Reis Jr.
Lusitânia – Abertura | António Fortunato de Sousa
Rapsódia em Fado | Joaquim Luís Gomes
A Lenda de Brianda | Pedro Pires
Extra:
Marcha dos Marinheiros | Carlos Caledón
Hino da Restauração | Almeida Araújo/Costa Braga/Monteiro de Almeida
Hino Nacional | Henrique Lopes de Mendonça/Alfredo Keil
--------------------------------------------
O Concerto de Gala do 1.º de Dezembro (também designado de Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional) resultou da iniciativa do Movimento 1º de Dezembro, hoje organizado pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, integrando-se nas Comemorações Nacionais do 1.º de Dezembro, em Lisboa, de que constitui o primeiro ato. Foi uma ideia original de José Ribeiro e Castro, então fundador e coordenador-geral do Movimento 1.º de Dezembro, lançado em 2012, para defender o feriado nacional do 1.º de Dezembro e melhorar as comemorações da data.
Em 2013, realizou-se a primeira experiência deste Concerto, então no salão nobre da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, à Rua das Portas de Santo Antão, e com uma orquestra de câmara: a Camerata Amicis, dirigida pelo Maestro Carlos Silva.
Posteriormente, decidiu-se mudar para uma realização de grande palco, confiando a interpretação do concerto sempre à Banda da Armada, que tem como Maestro o Capitão-de-Fragata Músico Délio Gonçalves. Em 2015, realizou-se no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém e, em 2016, no Teatro da Trindade, seguindo-se nova interrupção por falta de sala e, em 2020, por causa da pandemia. O concerto regressou em 2021, agora, à sala do Cineteatro Capitólio, onde voltou em 2022 e 2023. Nas edições de 2015 e 2022, o concerto foi regido, respetivamente, pelos 1.º Tenente Músico José Veloso e 2.º Tenente Músico Samuel Pascoal.
O Concerto compõe-se unicamente da interpretação de peças de compositores portugueses, homenageando o espírito, a liberdade e a independência de Portugal, na circunstância da evocação da Restauração de 1640.
O desejo e o sonho do Movimento 1.º de Dezembro (e, hoje, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal) foi criar progressivamente, através do Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional, no 1.º de Dezembro, uma tradição que, com o decurso dos anos, venha a ser tão forte e tão carismática quanto o célebre Concerto de Ano Novo, estreado em 1939 e tocado todos os 1.º de Janeiro pela Filarmónica de Viena, no Musikverein da capital austríaca. Para esse objetivo, é fundamental a interpretação sempre pela mesma orquestra (a Banda da Armada), no mesmo dia e na mesma sala de espetáculos (condições ainda não reunidas). E é seguido o mesmo figurino, correspondendo a um concerto curto, de uma hora sem intervalo, em horário de fim de tarde, e encerrando sempre da mesma forma, com carácter festivo e solene. O final procura envolver o público em crescendo: Marcha dos Marinheiros, Hino da Restauração (instrumental e, a seguir, cantado pelo público) e Hino Nacional.
Em 2024, o concerto passa a Concerto de Gala do 1.º de Dezembro, estreando-se no São Luiz Teatro Municipal, em horário noturno, no modelo normal de duas partes com intervalo. Espera-se que aqui venha a estabilizar-se, sempre a 29 de Novembro a partir de 2025 e, assim, a entrar na programação musical anual dos portugueses amantes da música.
O concerto tem contado, desde 2021, com o apoio da EGEAC e da Câmara Municipal de Lisboa.
--------------------------------------------
Só por *CONVITE PESSOAL*
---------------------------------------------
O Concerto de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional (ou Concerto do 1º de Dezembro") é uma ideia original de José Ribeiro e Castro, então fundador e coordenador-geral do Movimento 1.º de Dezembro, lançado em 2012.
O figurino estreado em 2013 foi de sua criação, tendo sofrido melhoramentos e ajustamentos até 2021, introduzidos também pelo criador do evento. Inicialmente Concerto de câmara, passou a Concerto de grande palco na edição de 2015, assim se mantendo deste então, sempre confiado à interpretação pela Banda da Armada. É um concerto de uma hora, sem intervalo, que inclui apenas obras de compositores portugueses e encerra sempre da mesma forma. O final procura envolver o público em crescendo: Marcha dos Marinheiros, Hino da Restauração (instrumental e, a seguir, cantado pelo público) e Hino Nacional.
Advertisement
Where is it happening?
São Luiz Teatro Municipal, Rua António Maria Cardoso 52, 1200-027 Lisboa, Portugal,Lisbon, PortugalEvent Location & Nearby Stays: