1ª sessão do Ciclo “A Voz das Mulheres” com Andreia Garcia e Isabel Duarte
Schedule
Sat, 22 Mar, 2025 at 05:00 pm
UTC+00:00Location
Rua Miraflor, 155, 4300-334 Porto, Portugal | Porto, PO
Advertisement
1ª sessão do Ciclo “A Voz das Mulheres” com Andreia Garcia e Isabel DuarteAs mulheres tiveram sempre voz porque elaboraram sempre pensamento sobre o mundo e sobre elas próprias. Mas essa voz foi ao longo da história não foi ouvida porque abafada, omitida pelas estruturas patriarcais. Manifestou-se em forma de murmúrio que progressivamente se foi afirmando em voz audível. Nas últimas décadas houve conquistas importantes mas ainda hoje as mulheres continuam a lutar para que as suas vozes sejam respeitadas no domínio público e na vida quotidiana, onde tantas vezes são interrompidas e desvalorizadas pelo ato de falar. Por isso, faz todo o sentido ouvir mulheres de várias áreas de atividade contar como se manifesta a voz que se quer cada vez mais audível. Este ciclo que integra o projeto “(In)visibilidades e Derivas” consta de três sessões em que seis mulheres abordarão, serão Vozes de Mulheres
PROGRAMA
Sessão 01
Dia 22 | sábado | 17H00
Conferência por Andreia Garcia | Isabel Duarte
Andreia Garcia aborda a voz das mulheres na arquitetura e Isabel Duarte refletirá sobre a invisibilidade das designers gráficas
Sessão 02 - Carla Cerqueira | Rita Capucho
Conferência sobre os ativismos feministas (Carla Cerqueira) e sobre as vozes das mulheres no mundo do cinema (Rita Capucho)
Sessão 03 - Dália Dias | Mariana Correia Pinto
A voz das mulheres na literatura portuguesa será abordada por Dália Dias e Mariana Correia Pinto contará de que modo se dizem e ouvem as vozes das mulheres jornalistas.
Conferência por Andreia Garcia | Isabel Duarte
NOTAS BIOGRÁFICAS
ANDREIA GARCIA é arquiteta, curadora, editora, investigadora e professora universitária. O seu percurso define-se por uma prática de Arquitetura que amplia o cruzamento disciplinar com áreas complementares. Os seus interesses focam-se na prática contemporânea da Arquitetura numa era marcada por fortes avanços tecnológicos e uma eminente crise ecológica. O seu doutoramento em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL, 2015) recebeu o Prémio Professor Manuel Tainha, pela melhor dissertação no Doutoramento em Arquitetura de 2014/2015 pela FAUL, tendo sido publicado em livro, em 2016, com o título “Espaço Cénico, Arquitetura e Cidade”.
Em 2016 fundou o atelier Architectural Affairs, que trabalha a disciplina da Arquitetura em três componentes — projeto, curadoria e edição e a Galeria de Arquitetura, um espaço independente dedicado à reflexão e ao debate sobre Arquitetura, Cidade e Território, ambos no Porto.
Foi docente na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em Guimarães e na Architectural Association, em Londres.
Em 2023 foi a curadora da representação portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, com o tema “Fertile Futures”, que discutiu e propôs estratégias para a gestão, reserva e transformação de água doce, contribuindo para uma discussão que é comum e global. Fertile Futures problematizou a escassez e gestão deste recurso, a partir do território português em múltiplas hidrogeografias de norte a sul, dos açores à madeira.
Atualmente é vice-presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior onde leciona no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. É ainda membro integrado do centro de investigação CIAUD-UBI e bolseira de investigação do programa internacional LINA.
Em 2025 será curadora da exposição “The Future is Now” para o Pavilhão de Portugal na Expo Osaka.
ISABEL DUARTE é designer e investigadora. Desde 2021 que reflete sobre a invisibilidade das mulheres no design com o projecto Errata sob variados formatos onde ativamente documenta o trabalho e a história oral das mulheres designers em Portugal. Com a exposição 'Errata: uma revisão feminista da história do design gráfico português' que organizou em colaboração com Olinda Martins e esteve patente no Gabinete Gráfico do Museu do Porto no Verão de 2021, apresentou o trabalho e biografias de 17 mulheres designers gráficas durante o século ** em Portugal, entre elas Raquel Roque Gameiro, Maria Keil, Alda Rosa e Cândida Ruivo. Desde aí que desenvolve o podcast Errata onde em conversa com curadoras, historiadoras, investigadoras e designers se discute o desiquilibro de género no design, partilha práticas de trabalho, reflete sobre o poder do feminismo e sobre a necessidade da documentação do trabalho das mulhers. Com 18 episódios publicados o podcast Errata já conversou com muitas mulheres, entre elas Vera Sachetti, Tereza Bettinardi, Nina Paim, Emília Ferreira e Susana Lourenço Marques. Foi co-curadora do 'Etceteras: Festival Feminista de Design e Edição' que aconteceu em outubro de 2023 na Casa Comum no Porto, onde a partir de palestras, conversas e workshops com designers, editoras, escritoras, tradutoras e ativistas se refletiu sobre o papel da publicação na circulação da mensagem feminista. Trabalhou como designer editorial em vários projectos, com destaque a Eye Magazine e ArtReview. Co-editou a revista Voca com Maria João Macedo. É doutoranda em História do Design pela Universidad de Brighton, Reino Unido. É formada em Design de Comunicação (2008) e mestre em Desig Editorial (2011) pela Faculdade de Belas Artes do Porto.
Este ciclo integra o projeto (In)visibilidades e Derivas
Apoio da República Portuguesa DGARTES
Advertisement
Where is it happening?
Rua Miraflor, 155, 4300-334 Porto, Portugal, Rua de Miraflor 135, 4300-334 Porto, Portugal,Porto, PortugalEvent Location & Nearby Stays: